Prova-me é um livro de Lúcia Vaz Pedro, publicado pela Manuscrito. Uma história erótica de uma autora portuguesa que explora os relacionamentos e as fantasias sexuais femininas. Numa narrativa rápida de ler, a autora apresenta-nos Raquel, uma mulher descrita como bela, elegante e muito sensual que vê no prazer uma parte fundamental da sua vida.
Raquel vive rodeada de luxos, tem um marido que a satisfaz em muitos sentidos, um emprego prestigiante e uma aparência física que a torna sempre o centro das atenções. A própria acredita que todos os homens a desejam e as mulheres invejam, e tal até pode ser verdade. Contudo, Raquel acaba por não ser alguém com quem se crie empatia devido à futilidade que aparenta, apesar de, ao longo da trama, começar a expor alguma vulnerabilidade.
O principal foco da trama são as situações sensuais e eróticas. Ao longo da narrativa são expostas algumas situações que exploram fantasias, com a protagonista a demonstrar ser uma mulher sem pudores, com plena confiança do seu corpo e dona do seu prazer. Em paralelo, a relação de Qualquer com o marido, Álvaro, é analisada e acaba por ser o motor principal da narrativa, ainda que o final tenha carecido de maior explicação e desenvolvimento e tenha chegado de forma precipitada.
Este livro apresenta ainda vários tipos de relacionametos. Além do casamento da protagonista com Álvaro, a autora apresenta ainda outras formas de estar em casal. A situação dos pais da protagonista faz-nos pensar nos casamentos por conveniência, o casamento do irmão de Álvaro fala de comodismo e a relação da melhor amiga de Raquel explora a submissão e violência psicológica. Desta forma, somos recordados para o facto de nenhuma relação ser igual e de nem sempre ser possível perceber o que realmente une as pessoas.
Lúcia Vaz Pedro entretém com um romance erótico onde se destaca o prazer e o luxo. Prova-me é um livro que entretém, faz analisar o que deve ser valorizado num relacionamento ao mesmo tempo que destaca a sexualidade como parte da nossa vivência.
Sinopse:
Raquel tinha feito amor de olhos vendados com um homem que não conhecia, mas jamais pensara tornar-se sua refém.
Ao fim de dez anos de casamento, Raquel sente-se cansada da rotina sexual. Para manter acesa a chama da paixão, decide desafiar o marido a proporcionar-lhe uma nova experiência. Ele acede ao pedido e oferece-lhe uma noite inesquecível com outro homem. Só impõe uma condição: Raquel terá de estar sempre de olhos vendados.
O que era para ser um simples jogo transforma-se numa obsessão. Raquel não consegue esquecer o homem com quem esteve, aquele que o marido lhe colou à pele. Agora, tudo o que ela mais deseja é descobrir a pessoa que mudou a sua vida para sempre. Quem é ele? Que memórias terá daquela noite? E, mais importante ainda, conseguirá o seu casamento sobreviver ao momento em que finalmente o encontrar?
Numa trama viciante, a autora Lúcia Vaz Pedro leva-nos numa viagem erótica e envolvente pelas fantasias mais secretas e profundas das mulheres. Uma história inesquecível de mistério, romance e, claro, muito sexo.