A Graça tem o apelo pitoresco de um bairro tradicionalmente lisboeta. Do comércio local aos miradouros com vistas soberbas, este é um ponto de paragem obrigatório para quem quer conhecer a essência alfacinha. Com uma nova geração de moradores e iniciativas, representa o equilíbrio perfeito entre o passado e o presente.
É no número 24 do Largo da Graça que se encontra a Pizzaria Luzzo. Numa questão de minutos, torna-se claro que o carismático cofundador Levi Gasparian ‘mete as mãos na massa’ e tem uma abordagem descontraída que faz dele a alma do negócio. “Sou DJ há muito tempo, desde que tinha cabelo preto”, brinca. “Fazia música para marcas e uma dessas marcas era a Luzzo. Depois, surgiu a oportunidade de abrir a pizzaria na Graça. Passei a tocar outros pratos”, acrescenta, sobre a aventura que iniciou em agosto de 2020.
Ora, tendo em conta que eu não sou a pessoa mais aventureira no que diz respeito a pizzas, o Levi pareceu-me ser a pessoa ideal para guiar esta minha viagem pelos sabores da casa. E as sugestões não desiludiram. Eu e uma grande amiga começámos por deliciar-nos com os Rolinhos de Espinafres com Ricotta (perfumados com azeite de alho e servidos com molho de ricotta verde) e com a Burrata Criolla (servida com pesto, focaccia com alecrim e grissinos). Tenho alguma vergonha da rapidez com que as entradas desapareceram dos nossos pratos, mas eram realmente boas.
De seguida, experimentámos a pizza Luzzo (cogumelos portobello assados, bacon crocante e ananás caramelizado). Um prato bastante popular nos restaurantes do franchise — são mais de 20 em todo o País — e que, tendo em conta que eu sempre detestei ananás na pizza, foi uma agradável surpresa. A segunda escolha recaiu sobre a Splendore (chouriço, queijo ricotta, pickles de cebola roxa e raspas de lima), exclusiva do restaurante da Graça, cujo jogo de texturas faz qualquer um ansiar por mais. A acompanhar, a incrível Sangria Luzzo de espumante.
O melhor ficou por fim. Estou a falar da Tarde de Limão com Chocolate Branco. A receita com base de biscoito, creme de limão com amêndoa e chocolate coberto com limão confit, outra iguaria exclusiva do espaço da Graça, é tão saborosa quanto parece. O doce é uma importação do chef, que trabalhou no restaurante de um hotel cinco estrelas em Petrópolis, no Brasil, antes de se mudar para Portugal.
Para fechar a experiência com chave de ouro, também por sugestão do Levi, acabámos a noite num dos miradouros ali perto, a contemplar a beleza da capital quando a noite cai.
Então, o que aprendi sobre a Pizzaria Luzzo da Graça depois de experimentar o menu às cegas? O restaurante prima pelos ingredientes de elevada qualidade e serve pratos com as mais inesperadas e apetitosas combinações de sabores. O serviço extremamente atencioso e o ambiente trendy e descontraído são a cereja em cima do bolo deste espaço que exala o espírito de uma das regiões mais apelativas de Lisboa.
A experiência retratada neste artigo aconteceu a convite da marca e o texto reflete a opinião pessoal dos autores.