
Agora que mais pessoas adotam rotinas profissionais mais, combinando o trabalho remoto com lazer, a Momondo revela os melhores países do mundo para trabalhar remotamente.
O primeiro Índice de trabalho em viagem do motor de pesquisa de viagens é um recurso fundamental para quem pretende experimentar ter o escritório no estrangeiro de forma temporária ou permanente. Para o elaborar, a empresa analisou 111 países e classificou-os com base em 22 fatores, em seis categorias: custo de viagens e acessibilidade; preços locais; saúde e segurança; condições de trabalho remoto; vida social; e clima. Com isto, encontrou as nações onde é mais fácil conjugar o trabalho remoto com o lazer nas horas livres.
Portugal em primeiro lugar
Portugal ficou classificado como o melhor país no mundo para o trabalho remoto, com pontuações altas em todas as categorias, incluindo o clima, a vida social, a baixa taxa de criminalidade e o custo de vida relativamente acessível. O nosso país também tem um visto para nómadas digitais, e muitos habitantes têm um nível de inglês elevado, o que é um ponto forte para expatriados.
A Espanha ficou em segundo lugar, sobretudo pela elevada quantidade de cafés e restaurantes per capita, juntamente com uma Internet rápida, muitos espaços de co-working e vistos remotos para freelancers. Além disso, tem uma vida noturna exuberante e é aberta à comunidade LGBTQ+. A Roménia ocupa o terceiro lugar, principalmente pelos preços atrativos em alugueres de longa duração e comida local.
Confira o ranking completo dos 10 países que melhor combinam condições de trabalho produtivas e oportunidades para aventuras em viagem:
- Portugal
- Espanha
- Roménia
- Maurícia
- Japão
- Malta
- Costa Rica
- Panamá
- República Checa
- Alemanha