Isabel II – A Biografia é um livro escrito por Marc Roche, publicado pela Editorial Presença. Nesta obra, o especialista monárquico, que é correspondente permanente do Le Monde e já colaborou com a BBC, Le Soire e La Tribune, partilha os seus conhecimentos sobre aquela que é uma das figuras femininas mais notáveis das últimas décadas: a rainha de Inglaterra.
Ao longo de 200 páginas, Marc Roche aborda diferentes períodos da vida de Isabel II. Começa por relatar o nascimento daquela que viria ser a regente que mais anos esteve no trono britânico, passando pelo casamento, trato com os filhos, relações com altas figuras, a forma como lidou com as muitas polémicas que envolveram a família real e terminando na preparação da nova geração, que assume cada vez mais responsabilidades.
É uma obra curiosa de ler, especialmente para quem tem curiosidade sobre esta mulher que é também um símbolo de monarquia. Quem conhece bem a história de Isabel II dificilmente ficará surpreendido com os relatos de Marc Roche, mas é interessante analisar a perspetiva do autor, que chegou a estar em eventos com a rainha e privou com funcionários da casa real. É que, além dos factos mais conhecidos, o autor desvenda ainda alguns momentos mais íntimos, revelando a personalidade da monarca.
A par das funções oficiais e da forma como se entrega a estas, é ainda impressionante vislumbrar Isabel II nos seus momentos mais íntimos. Quer seja na criança tímida e responsável que foi, quer na frieza com que lidou com a educação dos quatro filhos, nos comentários humorísticos que muitas vezes não resiste soltar ou até mesmo nas frases simples mas cheias de significado que tanto criam simpatia como respeito.
Marc Roche descreve Isabel II como uma mulher poderosa e real, mas ao mesmo tempo enigmática e hipnotizante. Neste livro, faz um resumo da vida da rainha, causando admiração pela forma como, ao longo de 70 anos, tem sido vista em todo o mundo como o símbolo maior de uma monarquia.
Sinopse:
A rainha Isabel II é a mais conhecida e reconhecida figura da monarquia na atualidade. Emblemática, firme e elegante, a rainha atinge hoje níveis de popularidade que extravasam género, raça, credo ou nacionalidade. Apesar disso, no ano em que celebra o Jubileu de Platina, pouco sabemos do seu lado mais privado. Quem é, afinal, esta mulher que tem governado Inglaterra e influenciado o destino do mundo nos últimos setenta anos?
Partindo das conversas que teve com a rainha Isabel II, e também com altos funcionários do Palácio de Buckingham, Marc Roche mostra-nos como uma jovem frágil e tímida, que subiu ao trono em 1952, quase sem preparação, conseguiu, ao longo do mais extenso reinado britânico, manter o seu prestígio pessoal e afirmar, como poucos monarcas, a solidez da Coroa britânica.
Mas vemos ainda mais. Nestas páginas, entramos no Palácio de Buckingham, vamos até Balmoral e passamos por Windsor, para descobrir a menina princesa, a noiva de Filipe Mountbatten, a irmã de Margarida e a sogra de Diana, a avó de William e Harry, a mãe de Carlos e a mulher que reinou nos últimos anos de Winston Churchill. Descobrimos, afinal, uma mulher de carne e osso, como nós, mas que se tornou dona, por graça divina e por força própria, de um destino absolutamente excecional.