Há muito que a cozinha japonesa é tendência em Portugal. Além do sushi, nos últimos anos, o público tem explorado uma variedade de pratos do receituário nipónico, colocando o ramen entre os favoritos do momento.
Não sabe o que é? Passo a explicar: trata-se de uma espécie de sopa japonesa que combina um caldo de sabor rico, noodles, carne e/ou vegetais num bowl — muitas vezes, fica completo com um ovo cozido. No Japão, é considerado fast food e vende-se em pequenos restaurantes ou até mesmo nas ruas, pelas mãos de vendedores ambulantes.
Para quem não pode marcar viagem para a terra do sol nascente, há uma opção mais amiga da carteira. Chama-se Kapitan Ramen e tem dois espaços na capital: o Bistro, com morada fixa na zona dos Anjos desde 2020, e o Bar, inaugurado recentemente na Rua Alexandre Herculano. Ambos foram idealizados pelas amigas chinesas Angela Chen Cheng e Yukun Zhang.
O primeiro passo das empresárias foi precisamente rumar à cidade de Yokohama, no Japão, para aprenderem ao pormenor a receita que, atualmente, dão a provar aos portugueses. No regresso, abriram o primeiro restaurante, cujo “tamanho minúsculo” (nas palavras de Zhang) causou alguns problemas de logística e na resposta dada à procura dos clientes. A solução encontrada pela dupla foi expandir o negócio.
O novo Kapitan Ramen Bar tem um total de 70 lugares e a decoração deixa bem claro que não se pretendia criar uma versão europeizada de um restaurante de ramen, mas sim algo fiel à tradição. “Quando entras aqui, sentes que estás no Japão. Quisemos manter um ambiente muito tradicional e próximo daquilo que vimos lá”, sublinha a co-fundadora Yukun Zhang.
Como tal, não faltam referências aos fenómenos do anime “Dragon Ball” e “Naruto” nas paredes, que também estão decoradas com revistas e anúncios antigos. De destacar ainda os candeeiros tradicionais e uma imagem gigante de uma movimentada rua de Quioto, que ajudam a criar um ambiente acolhedor e que nos transporta para bem longe da correria de Lisboa.
A autenticidade da experiência estende-se à ementa. “Os nossos clientes vêm cá, comem muito rápido e vão-se embora. Não servimos café, por exemplo, apenas ramen e a sobremesas”, esclarece Yukun Zhang. “No Japão é igual: comemos rápido e vamos embora”.
As entradas incluem Gyozas (pastéis de massa fina recheados com carne e/ou legumes) e Takoyaki (bolinhos de polvo grelhados ou fritos). Nos pratos principais, há três propostas: Tonkotsu Ramen (com caldo de porco, ovo marinado, fatias de barriga de porco marinado, legumes, bambu, cebolinha e nori); Miso KaPaitan (caldo de frango, pasta de miso, pedacinhos de karaage chicken, fatias de frango, ovo legumes e nori); e Kapitan Vegetarian Ramen (caldo à base de leite de soja e pasta de miso com Tempeh e grão de feijão fermentado).
À exceção do prato vegetariano, o ramen vem em três tamanhos — M, L e XL —, para satisfazer todos os níveis de apetite. A acompanhar, a responsável sugere o típico saké ou cervejas japonesas. Para terminar a refeição, nada melhor do que o mochi, um bolinho doce feito de arroz, disponível em chocolate, chá verde ou feijão vermelho.
O Kapitan Ramen Bar é a melhor aposta para quem quer ir a Tóquio sem sair de Lisboa.
____________Informações Úteis____________
Morada: R. Alexandre Herculano 17b, 1250-096 Lisboa
Horário: de segunda a quinta-feira das 12h-16h e das 19h às 22h30
sextas e sábados das 12h-16h e das 19h às 23h
domingos das 12h-16h e das 19h às 22h30
Contactos: (+351) 935 023 636
Instagram: @kapitanramen