A Musement, plataforma mundial de reservas de atividades em vários destinos do mundo, selecionou 9 castelos e palácios assombrados na Europa, onde os mais aventureiros podem testar a sua coragem na noite mais assustadora do ano, a noite das Bruxas, a 31 de outubro. Veja a seleção e escolha o seu preferido!
“Os fantasmas reais de Torre de Londres”, no Reino Unido.
Ao lado do rio Tâmisa, encontra-se um dos monumentos mais emblemáticos do Reino Unido: a Torre de Londres. Guillermo I iniciou a construção de um edifício, que já foi prisão, residência real, arsenal e câmara do tesouro das joias da coroa. Feito de história e de estórias, não é de surpreender que seja um lugar cheio de fantasmas e se há um que deve ser destacado é o de Ana Bolena. A segunda mulher de Henrique VIII foi decapitada na Torre de Londres e, desde então, diz-se que o seu fantasma sem cabeça ainda ‘passeia’ por ali. Há ainda outros ilustres fantasmas como o do rei Henrique VI, que foi esfaqueado na capela da torre Wakefield; o do príncipe Eduardo V e do seu irmão, o duque de York, filhos de Eduardo IV, que foram trancados na torre pelo seu tio Ricardo III e acabaram por desaparecer sem deixar vestígios.
“O gaiteiro solitário do Castelo de Edimburgo”, na Escócia. Esta fortaleza localizada no centro da cidade, esconde vários fantasmas. O mais famoso de todos é, sem dúvida, o do gaiteiro solitário, “The lone Piper”. Diz a lenda que há vários séculos, depois de descobrir uma rede secreta de túneis sob o castelo, as autoridades locais ordenaram que ele entrasse para ver onde acabavam aqueles corredores e passagens. Uma vez lá dentro, nunca mais saiu. Dizem que a sua alma ainda está presa no subsolo e há quem afirme ouvir o som de sua gaita de foles em forma de lamento.
“Criaturas da noite do Castelo de Bran”, na Roménia. Embora Vlad Tepes, personagem em que Bram Stoker se inspirou para criar “Drácula”, nunca tenha vivido neste castelo, a sua semelhança com a narrativa do famoso romance é tão grande que o mesmo é também conhecido pelo “Castelo do Drácula”. Com vampiros ou não, a verdade é que a fortaleza é um verdadeiro iman para os amantes de emoções fortes e, de facto, num dos pisos do castelo, os mais corajosos podem enfrentar as criaturas mais populares da noite na mitologia romena, incluindo fantasmas e lobisomens.
“O fantasma de Maria Antonieta no Palácio de Versalhes”, em França. Um dos palácios mais importantes do mundo também abriga fantasmas, mais concretamente o de Maria Antonieta e a sua corte. Aparentemente, depois de ter sido executada na guilhotina, na Praça da Conórdia, em Paris, o espírito da rainha mudou-se para o “Petit Trianon”, um palácio construído dentro de Versalhes, onde Maria Antonieta viveu por muitos anos. Alguns visitantes afirmam tê-la visto, assim como outros personagens, como uma jovem que desenha. Essa atividade paranormal geralmente é acompanhada por sons assustadores, luzes e flashes que aparecem e desaparecem.
“Os ratos mutantes do Palácio Nacional de Mafra”, em Portugal. Este espetacular conjunto arquitetónico, composto por palácio, convento e basílica, é o monumento barroco mais importante de Portugal. Como muitos outros edifícios emblemáticos, também o Palácio Nacional de Mafra está rodeado de mitos, lendas e, é claro, fantasmas. Neste caso, dizem tratar-se do espírito dos trabalhadores que perderam a vida durante a sua construção. Há ainda outra lenda urbana mais curiosa, que afirma que há ratos gigantes nos túneis do palácio.
“O fantasma do Robin Hood esloveno no Castelo de Predjama”, na Esolvénia. Um dos habitantes mais famosos do maior castelo-caverna do mundo foi Erasmo de Predjama. Um famoso cavaleiro que resistiu por um ano ao cerco das tropas do império austríaco. O castelo fica localizado numa rocha com mais de 120 metros de altura, o que o tornava inconquistável. E, graças à rede de galerias localizadas nas traseiras da fortaleza, Erasmus podia fugir quando assim o entendesse. Na verdade, o exército só conseguiu derrotá-lo porque um dos seus empregados o traiu. Desde então, dizem que seu fantasma assombra o castelo com o objetivo de se vingar.
“O espírito de uma imperatriz de França no Palácio de Liria”, em Espanha. O Palácio de Liria, residência dos Duques de Alba, é uma das casas particulares mais extraordinárias de Madrid. A sua coleção de arte engloba obras de artistas como El Greco e Goya e é imperdível para os amantes de pintura. O que muitos dos visitantes podem não saber é que, supostamente, ‘passeia’ pelos seus corredores o fantasma da Imperatriz Eugénia de Montijo, mulher de Napoleão III, que morreu no palácio, aos 94 anos, devido a um ataque de uremia.
“Um fantasma com sede de vingança n Palazzo Vecchio, em Itália. Localizado na Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio é um dos principais símbolos de Florença. Além de abrigar os escritórios da câmara municipal, na antiga residência da família Médici, é também possível admirar obras de incalculável valor artístico. Mas, além disso, diz-se que, desde 1441, o palácio tem um convidado de honra: o fantasma de Baldaccio d’Anghiari. Nesse mesmo ano, este bravo guerreiro, vítima de uma traição, foi assassinado numa das salas do palácio. Depois do seu corpo ter sido atirado pela janela, o cadáver foi decapitado na Praça da Signoria e, desde então, o seu espírito assombra os salões do Palazzo Vecchio na esperança de que se faça justiça.
“O Fantasma do Conde Floris V no Castelo Muiderslot, nos Países Baixos. Próximo de Amsterdão encontra-se Muiderslot, um castelo de enorme beleza que parece saído de um conto de fadas. Mas, como qualquer castelo que se preze, esta bela fortaleza medieval também tem o seu lado sombrio. Reza a lenda que o fantasma do Conde Floris V, que ordenou a construção de Muiderslot no final do século XIII, ainda assombra o castelo. Aparentemente, durante uma caçada, os seus supostos amigos capturaram-no e prenderam-no no seu próprio castelo, acabando posteriormente com a sua vida nas proximidades do mesmo. Os mais corajosos podem descobrir o lado mais macabro do castelo durante os passeios noturnos que acontecem durante o fim de semana do Halloween.
Sobre a Musement
A Musement é uma plataforma digital que permite reservar mais de 55.000 experiências de viagem em mais de 140 países no mundo. O serviço foi criado para ajudar os viajantes a descobrir e reservar atividades no seu destino, com o objetivo de enriquecer a viagem. Entre as experiências pode encontrar: visitas a museus, tours pela cidade, degustações de vinhos e gastronómicas, eventos desportivos e atividades de bem-estar, entre outras.