Crescemos com esta ideia, muito presente nos filmes da Disney, que a perfeição está associada a um estereótipo de beleza e de magreza muito específico. Contudo, essa ideia teve – e tem – impacto na perceção individual do nosso valor e peca pela não representatividade. Há muito que é pedido à Disney uma maior responsabilidade nesta construção da imagem que cria à volta do que é belo e a verdade é que já há algum tempo que parece haver um esforço real para tentar ir mais além, neste campo. A nova protagonista da curta-metragem Reflect espelha esse trabalho. Bianca é a primeira protagonista plus-size, fator que ainda tem mais impacto porque, neste caso é bailarina, e o ballet é conhecido por ter padrões muito restritivos em relação ao corpo e ao peso.
An all-new Short Circuit Experimental Film has arrived! Stream “Reflect” and all the Short Circuit Experimental Films by Walt Disney Animation Studios artists now on @DisneyPlus. ???? ???? pic.twitter.com/c0gw5U4ecc
— Disney Animation (@DisneyAnimation) September 14, 2022
Nesta animação, pode-se ver uma luta interna entre a imagem que o espelho reflete e as expetativas e ideias pré-concebidas do que é imposto, sendo que a conquista se dá através da auto-aceitação e da celebração de quem é. A beleza e a magia residem precisamente aqui.