Getty

Hoje, além de ser Dia da Mãe é Dia Internacional do Riso, uma coincidência feliz, já que para muitos de nós a primeira ‘coisa’ que vemos quando ‘chegamos’ ao mundo é o sorriso da nossa mãe!

“O riso é o caminho mais curto entre duas pessoas”, disse Victor Borge, um pianista e comediante americano. E os cientistas sociais apoiam 100% esta afirmação. Muitas pesquisas revelam que o riso está muito mais relacionado com o fortalecimento de relações do que com o contar de anedotas. “O riso acontece quando as pessoas estão confortáveis umas com as outras, e quanto mais riem mais fortes são os laços entre elas”, afirma o antropólogo Mahadev Apte no seu livro ‘Humor e Riso’. Mas não se deve confundir riso e humor, o primeiro é a reação física ao segundo. Quando rimos, o nosso cérebro envia uma mensagem para termos duas reações simultâneas: um conjunto de gestos e a produção de um som. “O riso faz parte do vocabulário universal do ser humano, é uma forma básica de comunicação, ri-se em todas as raças e culturas, e temos rido ao longo da história da mesma maneira”, diz Robert Provine, neurocientista. Não é apenas uma resposta simples ao humor, continua, é um instrumento primordial de socialização, por isso se explica que a probabilidade de nos rirmos é 30 vezes maior quando estamos num grupo (agora já sabe porque muitos programas televisivos de humor têm gargalhadas gravadas) do que quando estamos sozinhos. Segundo o que revela este neurocientista no seu livro ‘Riso: Uma investigação científica’, aquilo que provoca mais gargalhadas são pequenas expressões simples do dia a dia, não tiradas com a intenção propositada de fazer os outros rir. A sua pesquisa revelou que apenas 20% do que rimos é devido a piadas.

O LADO NEGRO
Já os filósofos gregos Platão e Aristóteles se interessaram por este tema. Não porque queriam divertir os outros com os seus dotes de oratória, mas porque sabiam que através do riso e do humor se pode provocar a queda de políticos e do poder instituído. Mas uma coisa é rir com alguém, outra muito diferente é rir de alguém. E nem todo o riso é inconsequente ou ‘benigno’. Há quem ria a matar, a violar ou a pilhar. No passado, as pessoas riam-se em execuções públicas, mais recentemente sabe-se que, por exemplo, os assassinos de Columbine nos Estados Unidos riram-se enquanto andavam pelos corredores da escola a matar alunos e professores.
Também a religião não tem tido uma relação pacífica com o humor e riso. Lembra-se do livro ‘O Nome da Rosa’, de Umberto Eco? O tema desta obra de ficção anda à volta de uma série de assassinatos misteriosos num mosteiro que mais tarde se vem a saber (atenção spoiler!) terem sido orquestrados por um dos monge mais velhos. Como este considerava o riso pecaminoso, envenenou o livro escrito por Aristóteles sobre o riso e cada vez que um monge cedia à tentação de o folhear acabava morto com a língua azul.
E se no livro de Eco a história se passa na Idade Média, há uma história bem triste, assustadora e real que se passou há poucos anos e que reflete como o humor relacionado com a religião continua a ser um assunto tabu para muitos: a 7 de janeiro de 2015 dois terroristas entraram na redação do jornal satírico francês Charlie Hebdo e mataram a sangue frio 12 jornalistas e cartoonistas.

PIADAS AO LONGO DOS TEMPOS
Aquilo a que achamos graça tem mudado? Atualmente, a obra ‘Philogelos’, uma espécie de livro de piadas do tempo da Roma Antiga, já não provocaria assim tanto riso dado que existem piadas sobre crucificação. Mais recentemente, as anedotas racistas que faziam rir os brancos há 50 anos felizmente já não provocam o mesmo efeito hoje.
Só como curiosidade: sabia que há um tema que tem sido recorrente nas anedotas ao longo de séculos? Até Shakespeare e Mark Twain fizeram várias alusões na sua obra: o pum. Aliás, de acordo com o professor universitário Paul MacDonald, a anedota mais antiga que se conhece data de 1900 a.C., da Suméria, e é sobre flatulência. “As civilizações perdidas riam-se de sexo, pessoas estúpidas e puns, temas ainda hoje abordados”, revela o académico.

TEMOS MENOS GRAÇA?

Sentido de humor está no topo da lista de características que as mulheres mais valorizam num homem, até nas redes sociais, revelam alguns estudos. Estes vão mais além e afirmam que o sentido de humor não só nos garante o primeiro beijo e encontro como é fundamental numa relação de longa duração. A razão pode estar no facto do sentido de humor ser um sinal de inteligência e as mulheres (lá voltamos aos tempos das cavernas) queriam parceiros que revelassem alguma perícia e desenvoltura a arranjar comida e a protegê-las e aos filhos de ataques de animais. Pode ainda ter a ver com o nosso desejo de ter alguém ao nosso lado que ajude a ver a vida com um olhar mais positivo.
Mas se o sentido de humor é uma das características masculinas que as mulheres mais apreciam, já os homens não a colocam no top 5 das suas preferências. Será que é porque reina a ideia de que as mulheres não têm tanta graça? Nada mais longe da verdade. Felizmente agora vemos cada vez mais mulheres com talento para nos fazer rir, tanto lá fora Tina Fey, Ali Wong, Tiffany Haddish, Hannah Gadsby Amy Schumer, Mindy Kaling como cá dentro Joana Marques, Mónica Vale de Gato, Joana Gama, Beatriz Gosta, Bumba na Fofinha (e muitas mais) mas a conquista do espaço do planeta do riso tem sido feito à custa de muito esforço.
Foram feitos vários estudos e uma das conclusões a que se chegou é que os homens arriscam mais vezes a fazer piadas do que as mulheres porque é socialmente mais bem aceite que eles sejam engraçados.
Em 2011, num estudo feito para a revista ‘Intelligence’, foi pedido a homens e mulheres que escrevessem legendas com piada para diferentes cartoons. Os homens escreveram mais legendas que as mulheres no total, mas as que foram classificadas como divertidas eram em igual número às que não tinham graça nenhuma. A conclusão a que chegaram é que eles escreviam com mais piada simplesmente porque o faziam em maior número e com mais frequência. Mas isto foi há doze anos, de certo que agora já os apanhámos.

RIA, PELA SUA SAÚDE
O riso faz parte do triângulo da saúde juntamente com alimentação e exercício físico. Numa entrevista à Time, o médico Lee Berk, que estuda os efeitos do riso no organismo há mais de 30 anos, dizia que a nossa mente, sistema imunitário e hormonas estão em constante comunicação e isso tem impacto na nossa disposição e capacidade em nos defender das doenças. A tristeza, por exemplo, induz à produção de hormonas do stresse, que suprimem a imunidade.
E já viu quantas doenças estão ligadas ao stresse continuado? Segundo Lee Berk, o riso parece provocar os efeitos contrários do stresse. “O riso corta com a libertação de hormonas do stresse como o cortisol, além de provocar a produção de neurotransmissores do bem-estar.” Uma pesquisa levado a cabo pela Western Kentucky University indica que não só uma boa gargalhada pode aumentar o fluxo sanguíneo como o número de ‘células assassinas’ que o nosso sistema imunitário envia para atacar uma doença. “O riso é a melhor cura para todas as doenças”, terá dito o médico Patch Adams que trouxe as palhaçadas para dentro dos hospitais numa altura em que humor e doença andavam de costas voltadas. Hoje, alguém duvida do bem que fazem os Doutores Palhaços? Mesmo que esteja num dia não, pode gozar dos benefícios do riso, como? Provocando riso, mesmo sendo falso aparentemente o cérebro não percebe a diferença. Mais uma razão para se inscrever numa aula de yoga do riso.

A MELHOR PIADA DO MUNDO
Felizmente não rimos das mesmas coisas, e é difícil descrever o que é uma piada. Sabemos que para nos rirmos, aquilo que é dito ou escrito tem de terminar de forma surpreendente.
O investigador Richard Wiseman pediu a um milhão de pessoas para avaliarem mil piadas, o que revelou ser uma experiência interessante porque também deu para perceber não só a variedade imensa de piadas que existem como as diferenças culturais entre ingleses e americanos também se reflete no humor (os primeiros gostam de piadas absurdas; os segundos, preferem-nas mais agressivas).
Voltando à procura da melhor piada do mundo, quer saber qual foi a vencedora? Ei-la: ‘Dois caçadores estão no meio da floresta quando um deles cai desamparado.
Não está a respirar e tem os olhos vidrados, por isso o amigo telefona para o 112 e diz ‘O meu amigo morreu, o que devo fazer? Ajudem-me!’ Do 112 respondem: ‘Acalme-se meu senhor, vou ajudá-lo. Primeiro que tudo, certifique-se de que está morto.’ Há um silêncio e depois um tiro.
E ouve-se a voz novamente, ‘pronto, e agora?’.
Achou graça? Não? Então aqui ficam algumas sugestões que, no Dia da Mãe e no Dia Mundial do Riso, vão de certo fazê-la rir ou então a esboçar um sorriso: Workin’ Moms (Netflix) e The Marvelous Mrs. Maisel (Prime Video).

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

O deputado da família do último ditador

O deputado da família do último ditador

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

As imagens do aniversário do filho de Mia Rose e Miguel Cristovinho

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Caras conhecidas atentas à moda

Caras conhecidas atentas à moda

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Joana Lemos e Lapo Elkann felizes: “Temos uma relação muito rica e recíproca”

Joana Lemos e Lapo Elkann felizes: “Temos uma relação muito rica e recíproca”

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

JL 1396

JL 1396

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Estes são os alimentos que contêm mais microplásticos

Estes são os alimentos que contêm mais microplásticos

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Em “Cacau”: Cacau descobre que Marco é um bandido e afasta-o do filho

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites