Com vontade de viajar? Apaixone-se pela Rota Mariana onde, em seis dias, pode conhecer um caminho singular que liga os santuários do Pilar, Torreciudad e Montserrat, em Espanha, Lourdes em França e Meritxell em Andorra. Um caminho inesquecível que promete marcar para sempre quem o faz.
A porta de entrada deste percurso é a majestosa Basílica do Pilar, em Zaragoza, um dos santuários mais importantes do mundo católico e, provavelmente, o primeiro templo mariano do mundo. A basílica é uma joia da arte barroca, um museu em si com obras de valor incalculável, como o retábulo plateresco do altar-mor, a Capela Santa ou as cúpulas pintadas por Goya. As torres e cúpulas que moldam a vista exterior tornam a basílica reconhecível em qualquer lugar. Toda esta área é o centro religioso, político e social de Saragoça, a ‘sala de estar’ onde convivem turistas e residentes.
Para quem quer fazer a Rota Mariana em seis dias, esta é uma possível sugestão de itinerário:
Dia 1 – Zaragoza
Dia 2 – Zaragoza – Torreciudad (155 km. – 2 h) e Torreciudad – Lourdes (200 km. – 3,30 h)
Dia 3 – Santuário de Lourdes
Dia 4 – Lourdes – Santuário de Meritxell (270 km. – 4 h)
Dia 5 – Principado de Andorra-Montserrat [165 km. – 2,30 h.]
Dia 6 – Montserrat – Zaragoza
Percorrendo diferentes etapas, o percurso faz-se por terras de três países diferentes e oferece a possibilidade de conhecer cinco santuários surpreendentes e um complexo monumental cultural único. Esta é, na verdade, uma viagem que encerra em si mesma cultura, arte, espiritualidade, natureza e meditação – uma experiência que facilmente merece estar na sua bucket list.