A mente provocadora de Salvador Dalí, a genialidade da sua obra e o seu fascínio pela ciência e tecnologia são o mote de “Dalí Cybernetics”, a maior mostra imersiva do mundo dedicada ao pintor espanhol, e a única desenvolvida com o apoio da Fundação Gala – Salvador Dalí. A exposição pode ser visitada na Immersivus Gallery, situada no Museu da Água – Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, convidando à descoberta, com todos os sentidos, do seu universo onírico, do seu pensamento vanguardista e de mais de 150 dos seus quadros mais emblemáticos.
Cuidadosamente pensada e desenvolvida ao longo de dois anos e meio por uma equipa internacional liderada pelo estúdio criativo catalão Layers of Reality, a experiência multimédia assume-se como uma nova forma de olhar para Dalí e para o seu legado, que atravessa a arte, a ciência e a tecnologia para dar a conhecer perspetivas até então desconhecidas sobre o seu pensamento e a sua obra.
Por entre projeções de grande formato, instalações interativas e colaborativas, hologramas e realidade virtual, os visitantes contactam com elementos centrais da iconografia Daliniana, através do recurso às mais recentes tecnologias que o remetem para o futuro que ele próprio anteviu. Pioneiro no uso de ferramentas digitais, o “primeiro artista digital da história” chegou mesmo a afirmar: “eu sou o verdadeiro inventor da cibernética”.
Na viagem imersiva é possível, por exemplo, explorar a relação de Dalí com a ciência e a tecnologia, trabalhando a arte digital, a cibernética e a terceira e quarta dimensões, vivenciar uma experiência interativa dedicada aos campos científicos que explorou ao longo da sua vida ou experienciar o seu imaginário através de uma instalação de realidade virtual. O último, e mais impressionante, momento da exposição decorre no coração do Reservatório da Mãe D’Água das Amoreiras, onde os visitantes mergulham numa viagem totalmente imersiva de 30 minutos pela sua vida e obra através das através das suas obsessões científicas.
Segundo Jordi Sellas i Ferrés, diretor partner da Layers of Reality (IDEAL Barcelona) e diretor Ccriativo da exposição, “Dalí Cybernetics é uma visita emocionante às obras mais famosas de Salvador Dalí a partir de uma perspetiva completamente nova, e uma experiência imersiva de vanguarda baseada em universos paralelos, física quântica, quarta dimensão, ótica, geometria sagrada e sequenciação de ADN, tal como interpretada por Dalí através das suas obras.”
Edoardo Canessa, produtor executivo do ateliê OCUBO e da exposição em Portugal, considera que “esta é uma oportunidade única para mergulhar nas obras de Dalí e compreender, de uma forma muito próxima e impactante, a simbologia, o significado e o pensamento que se escondem por detrás delas. É uma experiência pedagógica que abre novas possibilidades, novas perspetivas, e onde é possível ampliar a forma de ver, conhecer e compreender Dalí, através do recurso a tecnologias que ele mesmo previu, como, por exemplo, a inteligência artificial”.
“Dalí Cybernetics” estará patente na Immersivus Gallery Lisboa, de terça a sexta-feira entre as 16h30 e as 19h, e ao sábado e ao domingo entre as 15h30 e as 19h. Os bilhetes custam entre 8€ e 15€, e podem ser adquiridos através da plataforma www.portugalagenda.com