Pinsa, pasta, amore. Lê-se no toldo do Villa Medici, dando um gostinho dos pilares que sustentam este novo restaurante em Odivelas.
De portas abertas desde o passado mês de outubro, leva sabores veramente italianos à cidade. Curiosamente, esta aventura começou a mais de 270 quilómetros, na vila algarvia do Carvoeiro. Foi lá que o chef italiano Francesco Palandra e Carlos Barreira, falecido recentemente, apresentaram o conceito ao País em 2005.
A moradia transformada em espaço de restauração assemelhava-se a uma das propriedades dos Médici, família italiana da alta burguesia florentina, que deu o nome à casa. Decorridas quase duas décadas, Carlos e o filho, David Barreira, escolheram a urbanização das Colinas do Cruzeiro para inaugurar um segundo projeto.
“Apesar de Odivelas ser uma área em constante crescimento, ainda não tinha um conceito do género”, explica o sous chef. “Há muitos restaurantes portugueses e pizarias, mas piza romana e comida genuinamente italiana não há”.
Do menu, o especialista destaca o Linguini Salteado de Lagostim (18 euros), a Pasta al Formaggio confecionada ao vivo com Grana Padano (18 euros) e o Ravioli de Bochecha de Porco com molho de Vinho do Porto (14 euros), do qual o braço direito do chef é particularmente fã. “É totalmente fresco e uma receita nossa. Diria que é uma mistura italiana com mente portuguesa. É um prato espetacular”, sublinha, acrescentando que ainda há muitas ideias e experiências exclusivas que poderão integrar a carta.
A comida, o ambiente acolhedor e o serviço formam a tríade que ditou o sucesso acelerado do restaurante. Por exemplo, não há nenhuma televisão para os clientes poderem socializar, criar memórias e desfrutar de pratos caseiros.
“Os clientes ainda estão a descobrir. Noto que ficam surpreendidos não só com a qualidade da comida, como com a decoração”, revela-nos a chefe de sala.
As paredes vestem-se de quadros de figuras italianas icónicas como, por exemplo, o tenor lírico Luciano Pavarotti e a atriz Sophia Loren. Além disso, não faltam esculturas romanas, inspiradas na arquitetura do país, que conferem autenticidade ao negócio. “Há clientes que dizem que vão ao restaurante-museu [risos]”, brinca.
Conhecer o Villa Medici é ir a Itália sem sair de Portugal. Os pratos aliam os apurados paladares italianos a um gostinho confortavelmente familiar — de comer e regressar por mais.
____________Informações Úteis____________
Morada: R. Pulido Valente, 29, 2675-691 Odivelas
Horário: terça a sábado: 12h00 — 00h00 | domingo: 12h00 — 17h00
Contactos: (+351) 935 171 574
Instagram: @osteriavillamedici
A experiência retratada neste artigo aconteceu a convite da marca e o texto reflete a opinião pessoal dos autores.