
1. Que significa a palavra Páscoa?
Hoje a Páscoa está ligada à religião cristã e celebra a ressurreição de Jesus, mas ela já era celebrada pelos judeus antes do cristianismo. Na verdade, a palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, e significa ‘passagem’, representando a travessia do mar Vermelho pelos judeus,liderados por Moisés, em direção à Terra Prometida.
2. Porque é celebrada entre Março e Abril?
Sendo que não sabemos ao certo quando Jesus nasceu ou morreu, a Igreja teve de escolher uma data para estas celebrações. No século IV, no ano de 325, corria o Concílio de Niceia quando a Igreja Católica decidiu que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a lua cheia que acontece após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte): entre 22 de março e 25 de Abril. Este período foi escolhido provavelmente porque se sobrepunha e ‘substituía’ as festas pagãs da Primavera, tal como o Natal é celebrado no solstício de inverno.
3. Porque pintamos ovos de Páscoa?
Muitos elementos ligados à Páscoa estão ligados na verdade a festivais pagãos anteriores, que celebrava a primavera e a fertilidade: daí os coelhos e os ovos, que não se percebe como podem estar ligados a Jesus – mas estão. Com o cristianismo, o ovo pagão tornou-se um símbolo da ressurreição de Jesus e do túmulo vazio. Os ovos eram proibidos durante a Quaresma, então as pessoas pintavam-nos e decoravam-nos e no fim desse período comiam-nos. Já agora: a pintura dos ovos nasceu na Ucrânia, e é na verdade umatradição da cultura ucraniana, que depois se expandiu. Além disso, os ovos simbolizam renascimento. Quanto ao coelho, há quem conte a história de um coelho que ficou preso no túmulo aberto de Jesus, e foi o primeiro animal a testemunhar a ressurreição, tornando-se o símbolo da Páscoa.
4. Quem fez o primeiro ovo de chocolate?
A partir do século XVII, quando o chocolate começou a chega do México, os pasteleiros franceses tiveram a ideia de rechear ovos de galinha com chocolate (lembramos que nessa altura era amaaaaaaaargo). No fim do século XIX, os ovos passaram a ser totalmente feitos de chocolate. Em Inglaterra, a marca Fry desenvolveu em 1873 o primeiro ovo de Páscoa de chocolate, mas ainda era um luxo e muitos não eram comidos e ficavam guardados durante dezenas de anos. Blhec. Já agora, se refilado preço dos ovos saiba que o ovo mais caro, até à data, custou a módica quantia de 9 milhões de libras, em Londres, no ano de 2007. O ovo foi fabricado por Fabergé em 1902, e não, não era feito de chocolate.
5. De onde vem o nome inglês Easter?
Mais uma vez, está ligado aos povos mais antigos: significa Eostre, a deusa anglo-saxónica da fertilidade. Não é bonito?