Primeiro, deve perceber bem o que lhe favorece com base na sua morfologia, estilo e cor. Se tem dúvidas sobre estes temas, uma consulta de imagem da Colour me Beautiful pode esclarecer estas dúvidas e ajudá-la a definir melhor o seu estilo certo.
Quando sabe que tipo de peças de vestuário, calçado e acessórios deve constar no seu guarda-roupa, faça a seguinte análise:
Grupo 1: Peças que vai manter
Grupo 2: Peças que precisam de uma análise mais pormenorizada
Grupo 3: Peças que devem sair do seu guarda-roupa
Cardigan H&M
Selecção
A escolha certa para cada Grupo consegue-se através das respostas às seguintes perguntas:
– A peça tem a cor certa e o estilo certo? Se sim, fica no Grupo 1
– A peça tem a cor certa mais o estilo errado, mas pode ser adaptado? Se sim, vai para o Grupo 2
– Tem o estilo certo mas a cor errada? Pode-se combinar com uma boa cor da sua palete, p.e. com um lenço numa cor que lhe favorece? Se sim, a peça vai para o Grupo 2
– A peça precisa de algum arranjo para lhe ficar bem, p.e. a troca de botões? Deixe-a no Grupo 2
– Se a peça não tem a cor certa nem o estilo certo, vai para o Grupo 3.
– Se a peça não tem o seu tamanho e não pode ser alterada, vai para o Grupo 3.
– Se a peça está fora da moda ou se não a usou há mais que 1 ano, coloque-a no Grupo 3.
– Se a peça tem manchas que já não saem ou está estragada sem arranjo possível, também vai para o Grupo 3…
Colete Lanidor
Grupo 1 – Como organizar as peças aprovadas
– Organize as peças por categoria e cor, por roupa para o dia-a-dia e para ocasiões especiais. Se agrupar todos os blazers, cardigans, saias, etc. e dentro de cada categoria por cor, terá uma ideia muito melhor daquilo que tem e terá muito mais facilidade em fazer novas combinações com a roupa que tem. O resultado final é uma sensação de ter muito mais roupa sem ter gasto um cêntimo!
– Coloque as peças em cabides adequados, de preferência uma – no máximo 2 – peças por cabide. Cabides de madeira para blazers e calças, cabides protegidos para peças de materiais vulneráveis (p.e. seda).
– Não volte a colocar peças sujas no seu armário, pois as traças adoram roupas sujas e com cheiro do corpo humano!
As peças que não vai utilizar esta estação, coloque-as limpas e com bolinhas de anti-traça em caixas adequadas, bem fechadas. Para saber como guardar o seu calçado, veja o nosso artigo sobre como a escolha do sapato certo.
Mala Longchamp
Grupo 2 – Vale a pena guardá-las?
– Verifique se a costureira pode fazer alguma alteração de forma a actualizar a peça
– Mudar p.e. os botões de um blazer ou cortar uma saia pode fazer milagres!
– Verifique se a peça pode ser combinada com outra, que tem a cor ou estilo certo, de forma a aproveitá-la. Este Inverno, algumas das cores de destaque são camel, cognac, vermelho, azul eléctrico, e verde azeitona. Combine vários tecidos diferentes, como p.e. seda ou chiffron com malha, das mesmas tonalidades. O colete de pele e calças clássicas e direitas são algumas das peças de destaque que podem muito bem servir para actualizar o seu guarda-roupa.
Se isto tudo não funciona, a peça vai para o Grupo 3!
Vestido e botas Mango
Grupo 3 – Roupas para despejar
– Dê as peças em bom estado a uma amiga, ou organize uma noite divertida com as suas amigas na qual cada pessoa traz as peças que já não quer usar e troque-as!
Para saber
como organizar um ‘clothes swapping party’, veja o nosso artigo.
– Venda as peças dos designers a lojas que vendem roupas em segunda mão ou de ‘vintage’
– Ou doe-as a quem precisa delas.
Calças direitas Mango
Se depois desta análise nota que lhe falta algum alguma peça desta estação para combinar com as peças que já tem, então prepare uma lista e vá às compras. Veja as nossas dicas sobre como se preparar para a sua ida às compras.
Dica final
Consulte os catálogos, lojas (on-line) para se inspirar e ver o que pode fazer com a roupa que já tem. Mude de vez em quando algo no seu visual, não tenha medo de arriscar e experimente algo que não tinha comprado ainda. Seja consistente com o seu estilo, mas não fique estagnada, pois desenvolver o seu estilo próprio é um processo natural!
Vouchers Colour me Beautiful
Quer oferecer uma prenda diferente e original neste Natal? Porque não um Voucher personalizado da Colour me Beautiful! Pode oferecer qualquer serviço ou produto ao seu marido, melhor amiga ou à sua mãe.
Facebook: Torne-se o nosso fã no facebook e fica a par das últimas novidades! Clique no link: http://www.facebook.com/#!/pages/Colour-me-Beautiful-Portugal/358678362094?ref=ts