A designer holandesa Iris Van Herpen apresentou, no dia 1 de julho, a sua coleção de alta-costura na Paris Fashion Week. Uma das peças apresentadas foi criada utilizando a nova tecnologia de impressão 3D da empresa belga Materialise.
O design foi criado em computador, em colaboração com Isaie Bloch, arquiteto e artista belga, antes de ser otimizado para a impressão 3D. Tomou, então, forma através do uso da Estereografia Mammoth, técnica de manufaturação que cria objetos, camada por camada. Os lasers ultravioleta fazem o scan do design e transformam-no numa resina líquida, que seca sempre que o laser a atinge, compondo, gradualmente, o objeto a três dimensões.
Sven Hermans, Account Manager da Materialise afirmou: ‘Trabalhámos com Iris van Herpen para criar, pela primeira vez, uma coleção híbrida, que incorpora estruturas ‘ósseas’ e transparentes produzidas com Estereografia Mammoth. Graças à impressão 3D os vestidos não possuem costuras e são feitos à medida. É entusiasmante trabalhar com Iris van Herpen e transpor os seus complexos designs geométricos para o mundo real. A impressão 3D permite fazer o que nenhum outro tipo de manufaturação têxtil consegue no que toca a criar formas complexas de modo rápido e em peça individual.’
A empresa é pioneira na impressão 3D e nos últimos anos passou de um projeto universitário a uma empresa multinacional.
Veja a peça na nossa galeria e confira os resultados.