No final dos anos 40, Bowerman foi treinador de uma equipa de corrida de faculdade. A sua dedicação para garantir uma vantagem competitiva levou-o à criação dos seus próprios protótipos de calçado. As experiências de Bowerman começaram no final dos anos 50 e continuaram durante décadas até chegar a uma visão realmente articulada. Os Nike Cortez foram lançados pela primeira vez, em 1972.
Apesar da silhueta do modelo Cortez ter evoluído ao longo do tempo, os elementos inovadores da sua sola tornaram-se clássicos. As vastas ligações que o modelo tem com o desporto e a cultura definem-no como um dos modelos da Nike mais influenciadores de sempre.
A Nike apresenta agora dois modelos, baseados na invenção de Bowerman: NikeLab Cortez Textil e NikeLab Cortez ’72
Os NikeLab Cortez Textil é uma réplica dos primeiros Nike Cortez, os NikeLab Cortez ’72 incluem detalhes como as pontas em zigzag, a fita na parte de trás dos sapatos, a biqueira de borracha, a espuma visível na língua e a parte superior em pele com um design minimal. A coleção Cortez Textil apresenta materiais como camurça oleada, nylon e veludo de cotelê, assim como o logo da marca em 3D em cinco cores diferentes numa versão atualizada dos Nike Cortez.
A coleção NikeLab Cortez Textil estará disponível a partir de dia 3 de Setembro em nike.com/nikelab e lojas NikeLab, enquanto que os NikeLab Cortez ’72 estarão disponíveis, nos mesmos locais, apenas a partir de 24 de Setembro.