As coleções apresentadas pelos grandes estilistas internacionais acabam por ser as fontes de inspiração das marcas low-cost. Às vezes a um décimo do preço da peça orginal, em grande parte justificado pela diferença de qualidade, as lojas com preços mais “em conta” reproduzem-nas com desenhos idênticos. Zara, Stradivarius, Primark e ASOS são algumas das lojas onde pode encontrar estes clones de moda, que no fundo são um culto à marca de luxo em questão.
“Speed trainers”, Balenciaga
Os ténis da Balenciaga, a casa de moda do estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, já começaram a ver-se nos pés de algumas ‘it-girls’ internacionais. Mas, para quem gostava de ter este modelo e não pagar tanto por ele, a Zara já lançou a sua proposta. Tal como os originais, o formato do sapato lembra um meia e a plataforma é a branca. No entanto, é precisamente na sola que está a diferença que mais salta à vista. Os ténis da Zara têm a plataforma lisa, enquanto os da Balenciaga apresentam-na recortada.
_____________________________________________________________________________________________
Gucci à cintura
A Gucci resgatou o acessório dos anos 80 e 90, a famosa mala de pôr à cintura, e apresentou uma opção arredondada com o símbolo da marca à frente, em couro com um leve padrão. A loja do grupo Inditex, Stradivarius, inspirou-se na marca italiana e criou uma fanny pack muito semelhante. À frente não está símbolo, que vale as centenas de euros, mas até o tecido tem um leve padrão, embora seja diferente da versão de luxo.
_____________________________________________________________________________________________
Givenchy: amor/ódio
Esta foi uma das peças que mais dividiu as opiniões, quando se começou a vender em várias lojas. Uma mistura entre os conhecidos chinelos de natação e um chinelos de pêlo, que até poderiam ser para andar por casa. A Givenchy lançou-os, rasos com plataforma lisa e a parte de cima em pêlo, a Primark também, com o mesmo conceito.
_____________________________________________________________________________________________
Resgate à coleção da Gucci
Na coleção atual, a Zara apresentou um casaco de malha com decote em v, de manga comprida e com dois bolsos de chapa. Para abotoar, umas pérolas duplas. Esta peça faz lembrar um casaco que a Gucci apresentou no ano passado, mas que ainda está disponível no site da marca. Com um corte muito idêntico, uma paleta de cores parecida e uma forma criativa de apertar, substituindo os tradicionais botões por pérolas, só varia o preço.
_____________________________________________________________________________________________
Mala triangular da Balenciaga
Há quem diga que a marca espanhola foi a mais “clonada” da temporada de 2018. A verdade é que, além dos ténis, também a mala de formato triangular é uma das peça que inspiraram as coleções de lojas como a ASOS. O site britânico de moda tem disponível uma mala com o mesmo desenho geométrico, no entanto o material é diferente, em camurça e não em napa. Além disso, a versão que a ASOS apresenta não tem as duas alças pequenas que a original tem.