A Al Equine Masks nasce em Évora pela mão de uma veterinária de cavalos, Mónica Mira, com um objetivo muito simples. Responder às necessidades de proteção individual face ao Covid-19 num contexto generalizado de escassez de máscaras e tendo em conta as muitas evidencias médicas de que é melhor ter uma máscara do que não ter nenhuma.
Para o concretizar, a marca decidiu envolver a economia local, através do atelier Maria Paula Vidal e apostar na reciclabilidade, fatores relevantes em tempo de crise. Desta vontade de contribuir para a contenção da propagação do vírus, nascem todos o dias peças bonitas e funcionais, muitas com cavalos, galgos e outros animais, para fazer parte do dia-a-dia de adultos e crianças.
As Al Equine Masks são máscaras duplas em algodão, algumas criadas a partir de reaproveitamento de tecidos, onde é possível inserir um simples filtro (de café por exemplo), para uma proteção extra. A paixão por animais da mentora, em especial por cavalos é bem visível na escolha dos seus padrões como nos cenários das produções fotográficas.
Para quem lida com situações de maior risco e procura máscaras de proteção mais convencionais, a Al Equine disponibiliza ainda as máscaras N95, conhecidas como “bico de pato”, e recomendadas pela DGS.