Há uma nova marca de roupa sustentável, cuja coleção é feita de materiais naturais, como a seda, e técnicas de tingimento natural. Couve roxa e folhas da árvore ameixoeira púrpura fazem parte da lista de ingredientes.
“O desejo de criar uma marca própria, que alia a sustentabilidade à moda intemporal, esteve sempre presente. Quando a Ana, responsável pelo atelier da Araucana, me mostrou os primeiros resultados de peças com tingimentos naturais fiquei encantada, são autênticas peças de arte!”, explica Alexandra Alves, fundadora da Araucana, sobre a génese da ideia.
Neste momento, a marca apresenta dois conjuntos de saia e lenço 100% de seda. Um foi elaborado utilizando couve roxa e a técnica Shibori para a estampagem e o outro usou folhas da árvore Ameixoeira Púrpura colhidas na cidade do Porto.De acordo com a marca, o uso da natureza no processo de estampagem e tingimento transfere para o tecido a sua memória e energia, trazendo ao vestir uma sensação de conexão com a mesma.
Com o objetivo de promover a moda circular, as clientes podem dirigir-se à loja com uma peça de roupa própria para a designer recriar. A responsável pelo atelier de upcycling é a Ana, formada em design de moda.
A loja está aberta de segunda-feira a sábado, das 11 às 20 horas, e situa-se na baixa do Porto – Rua dos Caldeireiros 108. Está ainda presente nas redes sociais Instagram e Facebook: @araucanaporto.