Se quer fazer compras mais conscientes, faça uma simples pergunta a sim mesma antes de avançar: será que vou usar este artigo, no mínimo, 30 vezes? Esta é a premissa do #30WearsChallenge de Livia Firth, cofundadora e e diretora criativa da agência especializada em sustentabilidade Eco-Age, em 2020.
Com esta iniciativa, pretende que as pessoas se certifiquem de que tiram o máximo partido de potenciais novas roupas, e não se deixam levar pelo consumismo e pelas tendências do momento. Este também é o melhor ponto de partida para criar um armário cápsula.
Fomos explorar a secção de novidades de duas marcas de moda bastante populares, a H&M e a Mango, com essa mesma pergunta em mente. Veja, abaixo, as peças de que mais gostámos e que, acima de tudo, podem ser combinadas entre si – ou com os essenciais de qualquer guarda-roupa feminino, para renderem um mínimo de 30 utilizações.
H&M
De básicos para a primavera e para o verão como, por exemplo, tops simples e as clássicas saias em ganga pelos tornozelos, a vestidos de loungewear e coordenados vibrantes, a marca sueca preenche todos os requisitos no campo do conforto.
Mango
Tons terra e neutros em peças separadas simples ou vestidos florais fluidos. Esta é a grande aposta da gigante espanhola. De jeans em tons crus, passando pelas malhas elegantes, a vestidos midi com polka-dots, o famoso padrão às bolinhas, estas propostas giram em torno de uma paleta cromática simples, o que significa que as peças jogam entre si.