Como surgiu a ideia de uma linha de swimwear? E quais foram as principais inspirações durante o processo criativo?
Há uns anos comecei o meu canal de youtube que começou a crescer e depois dediquei-me mais ao Instagram que me deu uma base para poder pensar em, um dia, criar uma marca minha, o que sempre foi algo com que sonhei: criar algo com o meu nome. Nunca pensei que fosse tão cedo, mas a ideia surgiu numa manhã, em maio de 2020, minha e da minha mãe. Na altura, até achei que a ideia era meio descabida porque sou tão nova e provavelmente não ia passar de uma ideia. Mas com a pandemia todos tivemos demasiado tempo “parados” e decidi avançar. Comecei a pensar no que queria e a ter ideias tanto para os produtos como para a imagem que queria transmitir. A ideia sempre foi ter uma marca 100% portuguesa e, nesse sentido, começamos a procurar fábricas para produzir. Foram longos meses de pesquisa, os prazos foram todos atrasados devido à pandemia, porém, consegui e no passado dia 19 de março lancei finalmente a Jorita Collection.
Em relação à inspiração, sempre quis criar algo com a qual me identificasse e que compraria. As palavras que levei sempre comigo desde o início foram: qualidade, elegância e simplicidade, e acho que no final do primeiro lançamento a marca representa esses três ideais. Queria peças coloridas e apostar nos tons neutros, para servir todos os gostos. Quis também ter um biquíni para cada tipo de pessoa, corpo e idade, mais maduros, mais elaborados, mais sexys e mais elegantes e temos tudo isso na coleção.
Pretende alargar a coleção para além do swimwear?
Começámos pelos biquínis por ser algo que adoro e, apesar do mercado ter muita oferta, também tem muita procura e acho que a Jorita Collection se destaca de alguma maneira no meio das marcas de swimwear. A ideia é expandir também para uma coleção de homem, acessórios de praia e o que surgir… Não estou presa ao tema de verão, se quiser fazer roupa casual farei, o que também é um grande sonho meu.
Esta aventura pelo mundo da moda foi um caminho de muitos obstáculos?
Acho que o maior obstáculo no mundo da moda é ter criatividade e criar algo que nos diferencie das restantes marcas, mas eu fiz o que gostava, tem a minha identidade e foi criado tudo com muita dedicação e amor e acho que, quando é assim, natural, só pode correr bem.
O que a motivou, com apenas 22 anos, a criar a sua própria marca de biquínis?
Sempre gostei de moda, sempre fui vaidosa e está dentro de mim, tenho seguidores incríveis, pessoas na minha vida pessoal que me fizeram acreditar que também posso criar e que devo acreditar em mim. Se com 22 anos tive a oportunidade de fazer algo que sempre quis, achei que não a devia deitar fora e arrisquei.
Qual é a sua área de estudo? E como é que, enquanto jovem estudante, concilia isso com o seu trabalho de influencer?
Estou, atualmente, a tirar a Licenciatura em Gestão em Leiria, e quero acabar o curso porque acho que me pode ser útil no futuro. Contudo, neste momento não pretendo exercer quando terminar. Ser criadora de conteúdos e ter a minha marca deixa-me mais realizada e enquanto tiver sucesso é isso que vou continuar a fazer, mas pretendo acabar a licenciatura no próximo ano e talvez fazer um mestrado em Marketing. Este ano de 2021, começou muito bem para mim, com muito trabalho, na área que gosto, nas redes socias e, agora, com a marca tenho uma agenda cheia e a faculdade acaba por ficar um pouco de parte.
Enquanto jovem empreendedora, que conselhos daria a alguém que está a pensar começar a sua própria marca?
Arriscar! Acreditar em nós mesmos. Prefiro sempre tentar e não dar, do que nunca tentar e nunca vir a saber se daria certo ou não. Decidi arriscar mais porque, ao longo de quatro anos fui criando uma presença nas redes sociais, e por isso dei à marca o meu nome de Instagram, para ficar associada e ser reconhecida por isso logo numa fase inicial. Nada começa com o maior sucesso do mundo, temos que ter paciência e nunca desistir do que acreditamos.
Como tem sido o feedback?
Tem sido incrível, sempre acreditei no meu trabalho, mas ser reconhecida por pessoas que não me conhecem é muito gratificante e estou muito feliz por todas as mensagens que me mandam. Só me dá mais vontade de continuar e criar mais coisas novas.
Quais são os planos para o futuro?
No futuro, quero terminar a minha licenciatura e depois explorar o que tenho vindo a fazer. Depois gostava de me dedicar a 100% à minha marca e às redes sociais e, claro, tenho objetivos pessoais que quero concretizar quando estiver estável a nível profissional. O meu grande objetivo é conseguir que as pessoas acreditem mais nelas, fazê-las arriscar, que se valorizem e quero ser uma inspiração para todas as pessoas que me seguem, seja enquanto criadora de conteúdos, seja agora como criadora da Jorita Collection.