Mesmo quem opta por ter uma armário mais neutro, gosta de, em determinados dias e ocasiões, usar a cor a seu favor, seja num apontamento ou num look mais chamativo. E a verdade é que a cor tem um grande impacto psicológico e acaba por ser um espelho do nosso estado de espírito. Retroceda nas suas memórias e lembre-se de como se sentia naquele dia em que preferiu tons mais escuros em oposição àquele momento em que optou por cores vibrantes, que se coadunavam mais com aquilo que estava a sentir na altura.
Tudo o que escolhemos para compor a nossa imagem comunica o que somos ou como estamos naquele dia. E, nos últimos anos, a cor tem-se imposto nas tendências das várias estações e parece que é algo que vai continuar, tanto nas passerelles, como no street style. De facto, a moda parece agora divertir-se com explosões de cores que também animam os nossos dias, mesmo os mais cinzentos e frios. Uma tendência que se intitula de moda dopamina, já que a dopamina é a molécula da felicidade e a responsável pela sensação de bem-estar.
Os especialistas defendem, na verdade, que quando nos vestimos com uma determinada cor, temos uma sensação física associada a um estado emocional específico. Cada tom e cada forma de o combinar influencia a nossa auto-estima e a nossa confiança, mas também a perceção que temos de nós próprios naquele momento.
É possível vermos esta dinâmica na série da Netflix “Wednesday”, entre as personagens Wednesday e Enid. Enquanto a primeira reflete a sua personalidade mais sombria através de um guarda-roupa onde o preto predomina, havendo apenas alguns apontamentos de branco, a segunda veste-se com todas as cores do arco-írias, tendo uma postura mais otimista, feliz e positiva perante a vida.
Assim sendo, é importante que encontre as cores que lhe fazem mais sentido e que a deixam mais segura e de bom-humor. A partir daí, use e abuse da originalidade para criar looks que sejam a sua cara. Ainda assim, não tem que se sentir obrigada a aderir a um look total super colorido. Aliás, a congruência entre o que está a sentir e o que expressa através da roupa que escolhe vai fazê-la sentir-se melhor consigo mesma.