
O encontro da artista japonesa Yayoi Kusama e da Louis Vuitton resulta numa coleção que já é a mais falada de 2023 por unir de forma surpreendente a arte e a modernidade de Kusama com a elegância e o glamour da Vuitton.
Uma fusão que tomou conta de acessórios e roupa numa busca do infinito através do desenho de bolas. Esta é a segunda vez que a artista colabora com a marca.
Yayoi Kusama, nascida em 22 de março de 1929, em Matsumoto, Japão, é uma artista japonesa contemporânea, conhecida pelo uso excessivo de bolinhas e pelo seu grande número de instalações artísticas.
Quando era criança, Kusama começou a ver “pontos”, devido aos problemas psicológicos que sofria. A jovem decidiu, então, retratá-los através de desenhos. Mais tarde, esses pontos – transformados em bolinhas – tornaram-se parte do tema principal abordado ao longo de sua carreira.
Durante um curto período, Yayio estudou artes na Escola de Artes da Cidade de Kyoto, tendo-se depois, em 1957, mudado para Nova Iorque com o sonho de se tornar artista.
Aos 93 anos, a artista ainda pinta diariamente no hospital psiquiátrico, no Japão, onde se internou voluntariamente e vive desde os anos 70.

Em Portugal a coleção que une a Louis Vuitton a Yayoi Kusama está disponível na boutique da marca, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.