Esta semana, a rainha Máxima da Holanda visitou a Academia Rose, uma instituição que apoia os novos criadores de origem bicultural que queiram trabalhar no sector audiovisual, localizada em Haia, não muito longe do Palácio Real. E, além da rainha, que usou um fato feito à medida da marca Joseph em laranja – e que mostrou uma vez mais a sua elegância -, ao seu lado deu nas vistas uma outra mulher e o estilo de Gunay Uslu, governante dos Países Baixos, não passou deseprcebido.
Trata-se da secretária de Estado da Cultura e Media dos Países Baixos, membro do partido Democrats 66 e que está em funções governativas há mais de um ano. Gunay, filha de emigrantes turcos e de 50 anos, destacou-se pelo seu estilo minimalista mas muito tendência e nada comum, pelo menos entre as governantes portuguesas.
O facto de estar em representação do Governo holandês, não impediu Gunay Uslu de escolher um look descontraído mas cuidado e de muito bom gosto. A secretária de Estado usou uns jeans boca de sino, que combinou com uma camisola de malha de gola alta preta e um blazer cintado na mesma cor, e que conjugou com uns botins pontiagudos também em preto. Como acessórios, apenas uns brincos de argolas, que realçaram o seu corte de cabelo curto e tão tendência, e uns anéis.
É caso para perguntar: será que as nossas governantes podem copiar o estilo, sem medo de se sentirem menos respeitáveis, reconhecidas ou empoderadas?