
Stephane Cardinale – Corbis/Corbis via Getty Images
Gabriela Hearst estará prestes a deixar o cargo de diretora criativa da Chloé. A relação profissional durou três anos.
Segundo o portal Women’s Wear Daily (WWD), a próxima coleção de Hearst — primavera/verão 2024 — será a última desta parceria, sendo que a designer planeará focar-se na marca que criou em nome próprio. A maison, por sua vez, ainda não terá escolhido um(a) sucessor(a).
A criadora de moda foi nomeada diretora criativa da Chloé em dezembro de 2020, substituindo Natacha Ramsay-Levi. Embora a passagem pela empresa tenha sido relativamente curta, conseguiu algo extraordinário: sob a sua direção focada na sustentabilidade, a Chloé foi a primeira casa de moda de luxo europeia a receber a certificação B Corp. O selo atesta que as empresas respeitam os mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade legal.
Além de introduzir tecidos mais ecológicos nas coleções e lançar um programa de revenda, a estilista também reestruturou as suas coleções em capítulos, cada um focado numa solução climática pioneira. Na maison, assim como na sua marca homónima, todo o foco de Gabriela estava em melhorar a indústria da moda e encorajar abordagens mais sustentáveis para produção e consumo.
No seu papel como diretora criativa da Chloé, Gabriela Hearst seguiu os passos de vários estilistas de prestígio, incluindo Stella McCartney, Karl Lagerfeld, Clare Waight Keller, Phoebe Philo e, mais recentemente, Ramsay-Levi. Também fez história como a primeira estilista com herança multicultural (Uruguai e Estados Unidos da América) a assumir o comando de uma casa de moda parisiense.