Clara Sousa e Silva
Astrofísica Molecular
Investigadora da Universidade de Harvard (EUA) e divulgadora de ciência, os seus principais interesses são a caracterização molecular de planetas extra-solares e a transformação da ciência num mundo mais inclusivo, principalmente para as raparigas. É especialista no estudo da fosfina, uma molécula que pode ser um marcador de vida no planeta Vénus.
Joana Cabral
Neurologia
Investigadora do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Universidade do Minho, aplica os princípios da matemática à neurologia com o objetivo de criar um modelo teórico das redes funcionais em que se organiza o cérebro humano saudável, para entender por que se encontram alteradas em doentes neurológicos e psiquiátricos.
Joana Gonçalves de Sá
Data Science
Licenciada em Engenharia Física Tecnológica, é professora associada na Nova School of Business and Economics, onde também coordena o grupo de investigação em Data Science and Policy. Utiliza técnicas experimentais e computacionais no estudo do processo decisório. Neste momento estuda o fenómeno das notícias falsas e desinformação.
Patrícia Costa Reis
Pediatria e medicina molecular
Pediatra no Hospital de Santa Maria, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
e investigadora no Instituto de Medicina Molecular, dedicou o seu doutoramento ao estudo do lúpus, com um projeto que poderá estabelecer as bases necessárias para novas estratégias terapêuticas, como antibióticos ou vacinas que alterem o microbioma.
Os Prémios contam com o apoio, fundamental, da Endesa (que apoia também a categoria de Sustentabilidade), Seat, Laboratórios Filorga e Pantene.