Ana Margarida Filipe
Atletismo
Atleta paralímpica açoriana, arrecadou este ano duas medalhas de ouro (no triplo salto e salto em altura, sagrando–se assim campeã mundial nestas duas modalidades), e mais duas medalhas de prata (no salto em comprimento e na prova 60m barreiras), tudo no Campeonato do Mundo de Pista Coberta de Desporto Adaptado,
que decorreu em finais de fevereiro em Torún.
Francisca Laia
Canoagem
Médica e canoísta, a atleta tem um longo percurso e muitos triunfos. O seu melhor ano foi 2015, quando conquistou uma medalha de prata na Taça de Portugal de Regatas em Linha e uma de bronze no Campeonato Nacional de Fundo de 1km. Lá fora, conquistou ouro na Taça do Mundo, prata no Campeonato do Mundo Sub-23 e duas de bronze no Mundial Sub-23. Nos Jogos Olímpicos de 2016 foi 16.ª em 200m.
Jéssica Silva
Futebol
O futebol feminino está a ter cada vez mais visibilidade e a prova é a ascensão desta avançada internacional de 25 anos. A portuguesa Jéssica Silva faz parte da seleção nacional e da equipa francesa Olympique de Lyon que em 2020 conquistou a Liga dos Campeões, fazendo com que Jéssica se tornasse na primeira futebolista portuguesa a sagrar-se campeã europeia de clubes.
Maria da Conceição
Atletismo
Atleta e filantropa, Maria da Conceição participa em maratonas e ultramaratonas com o objetivo de ajudar as crianças das favelas do Bangladesh. Este apoio é feito através da Fundação Maria Cristina, uma organização sem fins lucrativos que fundou em 2005 em Dhaka, a quedeu o nome da mãe adotiva.
Os Prémios contam com o apoio, fundamental, da Endesa (que apoia também a categoria de Sustentabilidade), Seat, Laboratórios Filorga e Pantene.