Mariana Delgado e Rita Soares são consideradas as inventoras do fato de banho português. Estas amigas de longa data são os rostos (e mentes) por detrás da Cantê, que este ano celebra o 10.º aniversário. Um marco assinalado com o lançamento da coleção Alma, que representa um regresso às origens e, acima de tudo, uma homenagem a Portugal e às clientes que apoiam a marca de praia desde o início.
Contar esta história é resumir um dos grandes casos de sucesso do empreendedorismo português; de um projeto idealizado por duas amigas que davam os primeiros passos nas respetivas carreiras de arquitetas e decidiram fazer do amor partilhado pela praia um negócio. O nome Cantê, uma adaptação da palavra portuguesa “canté”, que significa “oxalá”, é profético. Atualmente empregam 14 pessoas a tempo inteiro e cimentaram a sua posição como pioneiras do conceito de fatos de banho made in Portugal. “Deu certo e Deus quis”, brincam Mariana e Rita.
Estivemos à conversa com as empresárias, que nos revelaram algumas curiosidades sobre o caminho que trilharam até aqui. Veja tudo no vídeo!