São 12 mulheres muito diferentes e todas inspiradoras. Agora que o ano está a acabar, olhámos para trás e fomos escutar de novo o que as nossas protagonistas de capa nos disseram. Pensamentos que acrescentam algo às nossas vidas neste tempo de passagem de ano e de reflexão.
“Felizmente, acho que a minha profissão, aquilo que conquistei, faz com que as pessoas olhem para mim e me respeitem, e também me dá um lugar de fala, um espaço onde posso ser eu, independentemente da minha cor.”
Soraia Tavares
“A beleza tem a ver com tantos fatores, o menos interessante é mesmo o da idade.”
Helena Isabel
“Falta-nos tomar o espaço que é nosso e acreditarmos que conseguimos fazer diferente. Falta-nos ser mais interseccionais, perceber que não somos todas iguais e temos causas diferentes, sejam elas associadas a religião, a minorias étnicas, à cor de pele, orientação sexual, deficiência…”
Yolanda Tati
“Sou sensível, mas isso não significa que não possa ser extremamente forte.”
Márcia d’Orey
ACTIVA março de 2022 Entrevista de Gisela Henriques e Isabel Vidal Foto de Miguel Ângelo com styling de Monica Lafayette “Quem mais me inspirou foi o Pedro. Sempre senti que ele me admirava muitíssimo mesmo quando eu não me admirava a mim própria. Construiu em mim uma confiança e a força que eu não tinha.”
Anna Westerlund
ACTIVA abril de 2022 Entrevista de Catarina Fonseca Foto de Miguel Ângelo com styling de Lúcia Valdevino “Fazer comida, partilhar, fazer o prato que sabes que aquela pessoa vai gostar, dar tudo para que fique bom – é uma forma de amar. Quando faço comida para os meus filhos e eles gostam, é como se tivesse ganho uma estrela Michelin.”
Filipa Gomes
ACTIVA maio de 2022 Entrevista de Cíntia Sakellarides Foto de Carlos Teixeira com styling de Lúcia Valdevino “Todos somos iguais e temos direito a tratamento igual. Na vida como no palco, cada um tem o seu espaço e o seu tempo. Temos de reconhecer que a sociedade nos formata inevitavelmente, mas que nós também temos a nossa vontade.”
Filipa Areosa
ACTIVA junho de 2022 Entrevista de Catarina Fonseca Foto de Miguel Ângelo com styling de Lúcia Valdevino “Não acho que haja uma receita perfeita nem uma regra para as pessoas serem felizes e estarem em relações. O que funciona para uns não funciona para outros. Cada um está da maneira que quer e o que funciona para cada um é o que interessa, e ninguém tem nada a ver com isso. “
Jessica Athayde
“Acho que todo o tipo de arte é sempre sobre inquietação, e ser atriz é um pouco dar corpo a muitas questões e interrogações. Um ator serve para dar corpo, alma, voz, vida, a essas inquietações, o que é particularmente importante num mundo tão complicado como aquele em que vivemos hoje.”
Victoria Guerra
“Às vezes o amor também é uma escolha. Temos de saber escolher quem queremos ter connosco e perceber que saber dizer ‘não’ é uma virtude. Isto foi uma coisa que eu aprendi. É preciso coragem para saber afastar as pessoas que nos fazem mal.”
Tânia Ribas de Oliveira
“A amizade tem de ser alimentada: é importante manter a admiração, porque a admiração – e o respeito – é boa em todas as relações, é um catalisador.”
Teresa Tavares
“Aquela ideia maldizente de que as mulheres dizem mais mal umas das outras do que os homens é errada. Se há alguém que tem um problema, nós todas tentamos ajudar, é uma comunidade.”
Joana Santos
“O que mais valorizo na amizade é a proteção, saber que estão lá se precisarmos, mesmo estando noutro país, do outro lado do mundo…”
Maya Booth
ACTIVA outubro de 2022 Entrevista de Cíntia Sakellarides e Gisela Henriques Foto de Sérgio Santos com styling de Monica Lafayette “Uma mulher sente constantemente que tem de se mascarar para pertencer. E isso é horrível. Porque tu não ‘tens de’ nada. Fazes se quiseres. Não vês um homem a ter essas preocupações.”
Carolina Deslandes
“Nelson Mandela esteve preso numa cela de dois por dois e quando saiu abraçou o opressor e disse ‘vou ensinar-te como se ama de verdade e como se junta um povo’. Temos muito a aprender com isso.”
Irma