Vidas reais e inspiradoras a que a equipa da revista ACTIVA se orgulha de ter dado voz em 2022.
Dar voz a todas as mulheres e incentivar os outros a escutá-las é uma das nossas maiores missões enquanto revista feminina.
Somos ACTIVA e queremos ser uma voz a(c)tiva para todas as mulheres.
“O maior desafio de todos que ultrapassei foi sem dúvida aceitar-me tal como sou.”
Maria do Mar
Sempre soube que era diferente mas fez de conta até ao limite. Só aos 16 anos recebeu o diagnóstico de autismo. Primeiro negou, depois aceitou, e agora, aos 25, consegue encontrar nas diferenças o seu caminho para a felicidade.
- ACTIVA janeiro de 2022
- Entrevista de Cíntia Sakellarides
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“Mesmo quando se tem uma vida difícil como a minha deve-se usar essa experiência para ficarmos melhores pessoas. Devemos lutar pelo que queremos e pelo que achamos que está certo.”
Manuela Roque
Trabalhou desde os sete anos, perdeu uma filha, criou um neto, reencontrou o amor, tornou-se atleta depois dos 60, mas acima de tudo é um exemplo de como as adversidades nos podem tornar uma pessoa melhor.
- ACTIVA fevereiro de 2022
- Entrevista de Catarina Fonseca
- Fotos de João Lemos com styling de Patrícia Pinto
“Os momentos mais lindos da minha vida têm sido todos debaixo de água. Tem sido beleza pura relembrar como habitar o mundo aquático e relacionar-me com os seres marinhos. É um processo de escuta, que desperta cada vez mais sensibilidade e criatividade.”
Violeta Lapa
Chegou à água pelo medo. Em criança quase se afogou duas vezes, e o trauma ficou consigo durante 25 anos. Um dia, achou que estava na altura de repensar a sua vida.
- ACTIVA março de 2022
- Entrevista de Catarina Fonseca
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“Quando tatuei as mãos e o pescoço, que já não dava para esconder, foi mesmo aquela coisa de ‘sou mulher, faço o que eu quero, aceitem-me como sou’.”
Sofia Dinis
Conhecida pela sua linha fina e preta, é uma das tatuadoras mais procuradas do país. Desenhámos o seu retrato e descobrimos as palavras que leva tatuadas na tela da sua vida.
- ACTIVA abril de 2022
- Entrevista de Cíntia Sakellarides
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“Acho que as mulheres se deviam valorizar mais, não podemos estar à espera que os outros façam isso por nós. Temos de reconhecer o nosso valor.”
Isabel Jacinto
Foi encontrada no mato de Angola por soldados, cresceu em Portugal, tornou-se uma premiada cozinheira e empreendedora. Mas o seu maior dom é juntar à sua volta aqueles que ama.
- ACTIVA maio de 2022
- Entrevista de Catarina Fonseca
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“Vivemos vidas apressadas, concentrados no que vamos fazer a seguir, no que ficou por fazer, vivemos no passado ou no futuro, e os animais vivem o presente e ensinam-nos a importância de sentir o momento presente.”
Vera Costa Santos
É médica, açoriana com muito orgulho, mulher do Rodrigo, mãe do António e cuidadora de 40 animais que trata como família. Autora da conta de Instagram Our.farm.and.us, todos os dias nos encanta a partir do seu pequeno paraíso em São Miguel.
- ACTIVA junho de 2022
- Entrevista de Gisela Henriques
“As pessoas com deficiência têm de lutar pelos seus direitos em vez de ficarem sentadas a dizer que ninguém lhes dá nada. Fico fora de mim quando me dizem que me sirvo da minha incapacidade para ter seja o que for. Tu só tens de ser considerado diferente para teres acesso às mesmas igualdades de circunstâncias que os outros.”
Manuela Ralha
É vereadora na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e fez História quando se tornou a primeira pessoa em cadeira de rodas com funções executivas numa câmara portuguesa.
- ACTIVA julho de 2022
- Entrevista de Catarina Fonseca
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“Quando estou nalguma coisa, não sou competitiva com os outros, sou competitiva comigo. E acho que quando alguém é assim, acaba por conseguir ter um percurso que depois os outros acham inspirador.”
Joana Bianchi
Cientista portuguesa doutorada em Bioengenharia a trabalhar no Texas, no maior centro médico de investigação do mundo, é também uma trolha autodidata que faz os seus próprios móveis e inspira milhares de seguidores no Instagram com os seus tutoriais. Na sua vida não faltam oportunidades nem desafios, que enfrenta com o mesmo espírito curioso e a mesma atitude de pôr mãos à obra.
- ACTIVA agosto de 2022
- Entrevista de Isabel Vidal
“Se eu não tivesse ficado doente continuava na rodinha, naquela lufa lufa do dia a dia, no corre corre entre escola, compras e jantar, do ‘não tenho tempo, ah, ainda bem que é sexta-feira’.”
Estíbaliz Vicario
Diagnosticada com um cancro na mama em 2020, nunca duvidou da sua recuperação e foi no seu esforço para ajudar na cura que descobriu uma nova paixão e conquistou uma nova vida.
- ACTIVA setembro de 2022
- Entrevista de Cíntia Sakelarides
- Fotos de Luís Coelho com styling de Patrícia Pinto
“Ambas gostávamos da palavra Comadre, lembra-me muito o meu avô alentejano e as conversas dele. E as comadres eram sempre mulheres fortes.”
Melissa Domingues
“Quando a Melissa veio para Portugal tivemos de tirar um tempo para nos ‘encaixarmos’, para reencontrar a relação que tínhamos, porque cinco anos é muito tempo.”
Meguy Pereira
Filhas de emigrantes portugueses, nenhuma quis continuar em França e inventaram em Lisboa um projeto comum: um restaurante que é também um paraíso vintage, onde as duas recriaram, mais do que reencontraram, as suas origens.
- ACTIVA outubro de 2022
- Entrevista de Catarina Fonseca
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“Sentia que estava a falhar, enquanto mãe, enquanto mulher, comigo mesma, tinha a sensação de que estava sempre a correr atrás do prejuízo.”
Joana Álvares
Durante muito tempo, ignorou os sinais que o corpo lhe deu, até que foi mesmo obrigada a ouvir. O burnout podia ter sido o fim mas foi o início de uma nova vida… a cores.
- ACTIVA novembro de 2022
- Entrevista de Cíntia Sakellarides
- Fotos de João Lima com styling de Patrícia Pinto
“No meio de tanto horror e destruição, a gentileza e bondade são valores que dão vida.”
Anna Klimenko
A história de uma mulher ucraniana com 2 filhos que teve de deixar a sua casa e família para trás para sobreviver a uma guerra que parece não ter fim. Uma história contadana primeira pessoa, de tristeza, desalento, mas também de esperança de que um dia tudo volte a ser como antes.
- ACTIVA dezembro de 2022
- Entrevista de Gisela Henriques
- Fotos de João Lemos com styling de Patrícia Pinto