Falámos com a ceramista Anna Westerlund e a joalheira Juliana Bezerra, a propósito da sua participação no projeto ‘Relevant Women’, da Elizabeth Arden, que apoia o empreendedorismo feminino. A parceria resultou na criação de peças exclusivas inspiradas nas icónicas cápsulas de retinol e ácido hialurónico da marca, cuja fundadora – a própria Elizabeth Arden – foi uma empreendedora visionária que revolucionou o mundo da dermocosmética com o seu conceito de beleza total, a combinação de cuidados da pele, nutrição e bem estar. Poderá encontrar as peças resultantes desta colaboração no corner da Elizabeth Arden no El Corte Inglés de Lisboa e serão oferecidas em compras superiores a €80. A de Anna Westerlund já está disponível, enquanto a de Juliana Bezerra será apenas disponibilizada a partir de outubro.

ANNA WESTERLUND

A conhecida ceramista e empreendedora Anna Westerlund criou uma taça de cerâmica, que pode ser
utilizada para colocar as cápsulas do sérum de ácido hialurónico.

Conheça o trabalho da talentosa Anna Westerlund no site da ceramista

1 – Por que aceitou esta parceria com a Elizabeth Arden?
Pelo desafio, por ser uma parceria com um bom match, por me identificar com a marca e pelo seu prestígio.

2 – O que tem em comum com a marca, ou mais precisamente, com a fundadora da marca?
Parece-me que a Elizabeth Arden era uma fã de mulheres e eu também sou.

3 – O que torna uma mulher relevante na sociedade de hoje?
Uma mulher que seja fiel aos seus princípios e que consiga estar serena nos vários papéis que representa socialmente sabendo que não tem de ser ou parecer uma supermulher.

4 – Como se mantém relevante na sua área?
Procuro ter espaço no meu dia a dia para trabalhar em ideias novas e tento olhar sempre mais para a frente.

Anna Westerlund criou uma taça de cerâmica, já disponível no El Corte Inglés.

5- Sempre teve um espírito empreendedor ou foi descobrindo essa sua veia?
Acho que sempre tive um espírito muito independente, o que nem sempre corresponde a ser empreendedora, e sempre fui teimosa e de ideias fixas. 

6 – É difícil ser empreendedora em Portugal?
Não é fácil. Somos um mercado pequeno, pagamos demasiados impostos para o retorno que existe.  Há demasiadas burocracias e leis que travam o espírito de risco que o empreendedor deve ter.

7- Uma empreendedora tem de acreditar em si e nas suas ideias?
Diria que em parte sim porque se não acreditasse no meu trabalho não teria chegado até onde cheguei, mas se não pusesse tantas vezes as coisas em causa e tivesse um espírito de liderança mais forte já poderia ter chegado mais longe ainda.

8- Como sabe se deve seguir os seus instintos ou ouvir outras vozes que os contrariam?
Como o trabalho que faço é muito pessoal e é o meu próprio nome que está em causa, procuro seguir o meu instinto. Quando há qualquer coisa que não me soa bem nem arrisco fazer. E mesmo sendo teimosa dou ouvidos e gosto da opinião dos outros mesmo sendo contrária à minha.

9 – Quem lhe dá os melhores conselhos de negócio? Tem algum mentor ou mentora?
Tenho pessoas que me são muito próximas com quem me aconselho muito e que, sendo elas bons exemplos do que é ser empreendedor, são sem dúvida para mim uma grande inspiração.

10- A pessoa que mais a inspira na sua área…
São várias as pessoas que tenho como referência das mais variadas áreas. Inspiram-me principalmente mulheres que não tiveram medo de acreditar nas suas ideias. Aquilo que mais me motiva é o que eu ainda não fui capaz de fazer. A pessoa que eu me imagino a ser e aquilo que eu me imagino a conseguir é o que me move diariamente. Tenho uma vontade enorme de superar as expectativas da minha imaginação. 

JULIANA BEZERRA

A joalheira com marca homónima desenho um pendente “imperfeito” de prata que representa a forma da cápsula e cuja pedra Granada simboliza a cor da nova gama retinol.

Conheça melhor o trabalho da criativa Juliana Bezerra no site da marca

1 – Por que aceitou esta parceria com a Elizabeth Arden? 
Aceitei a parceria porque fiquei encantada com a história da fundadora da marca e vi um desafio inspirador em colaborar com uma marca tão icónica. 

2 – O que tem em comum com a marca, ou mais precisamente, com a fundadora da marca? 
Quando li a história de Elizabeth Arden, percebi vários pontos em comum. Somos ambas apaixonadas pelo trabalho, constantemente nos desafiamos e buscamos oferecer o melhor produto e a melhor experiência para o nosso público. Elizabeth Arden era uma mulher com muita garra e visão para o seu tempo. Fiquei fascinada com a história dela. 

3 – O que torna uma mulher relevante na sociedade de hoje? 
A relevância de uma mulher na sociedade de hoje está em sua capacidade de liderar, inovar e inspirar.  Mulheres trazem perspetivas únicas e valiosas em diversas áreas, e promovem mudanças positivas com resiliência e empatia. 

4 – Como se mantém relevante na sua área? 
Estou em constante busca pelo novo e sempre aprimorando minhas capacidades para construir uma marca sólida e relevante. A inovação e a qualidade são minhas prioridades, e estou sempre atenta às necessidades das minhas clientes. 

Juliana Bezerra criou um pendente inspirado nas cápsulas de retinol que poderá encontrar a partir de outubro no El Corte Inglés

5- Sempre teve um espírito empreendedor ou foi descobrindo essa sua veia? 
Sempre! Durante a minha infância, tive vários ‘negócios’. Transformava um espaço na minha casa em restaurante usando a louça das minhas bonecas, vendia buquês de flores do meu jardim, e vendia bombons no intervalo da escola. As histórias dos meus negócios na infância dariam um livro. 

6 – É difícil ser empreendedora em Portugal? 
Ser empreendedora em Portugal tem seus desafios, como em qualquer lugar. É preciso ter determinação, resiliência e estar sempre disposta a aprender e se adaptar. Pessoalmente, não encontrei muito apoio do governo, então precisei contar com minha própria perseverança e criatividade para superar os obstáculos. 

7-  Uma empreendedora tem de acreditar em si e nas suas ideias?
Sim, sou confiante, especialmente quando se trata do meu trabalho e do caminho que quero seguir. 

8- Como sabe se deve seguir os seus instintos ou ouvir outras vozes que os contrariam? 
Geralmente, confio muito nos meus instintos, especialmente em áreas onde tenho experiência. No entanto, quando não tenho 100% de certeza sobre algo, valorizo ouvir outras opiniões para tomar a melhor decisão possível. 

9 – Quem lhe dá os melhores conselhos de negócio? Tem algum mentor ou mentora? 
Meu marido sempre foi meu principal conselheiro. Além disso, há cerca de um ano, tenho sido acompanhada pelo Mário Ferreira, que é meu business coach. 

10- A pessoa que mais a inspira na sua área… 
A nível criativo, Teresa Seabra ainda é minha maior inspiração. Ela deve estar fazendo ou já fez 80 anos. No que diz respeito a marcas e ao conceito de ‘Girl Boss’, admiro muito a Li Furtado, da marca Cinco. O crescimento da marca dela, tanto em termos de negócios quanto esteticamente, é louvável. 


Fotos: divulgação

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