A evolução, a mudança, a transição, são constantes na nossa vida. Podemos tentar fugir deste princípio, no entanto é como se quiséssemos fugir de algo que é completamente inquestionável.
A natureza, o mundo, as pessoas, estão em constante mudança. E ainda bem! O “novo” só pode acontecer se existir espaço e energia para isso. E o que é novo está constantemente a acontecer. As nossas células morrem diariamente e outras nascem e crescem no lugar delas. Na Natureza, as folhas caem e outras começam desde logo a iniciar a sua vida. É inevitável.
Isto também acontece consigo, com a sua vida e com a sua realidade profissional. Podemos não estar felizes com a realidade em algum destes dois âmbitos, e isso é inquestionavelmente fruto de algumas decisões que fizemos no passado. Essas decisões implicaram uma mudança, um rumo feliz ou menos feliz. É energia, é movimento!
Lanço hoje o meu novo ebook (livro online) “A tua melhor versão em 10 passos” onde abordo esta questão de uma forma mais aprofundada, e gostava de sublinhar nesta crónica um dos conteúdos que nele poderá encontrar: os Três “As” da nossa melhor versão.
Quais são os três “As”, pergunta muito possivelmente a leitora? São eles: Atrever, Arriscar, Avançar. Gosto de dizer que estas são as três leis base para que a nossa melhor versão aconteça de facto, com consciência e com poder e liderança pessoal.
O mundo, a nossa sociedade, as pessoas, não estão preparadas para celebrar o atrevimento. O engraçado é que, quando este acontece, ninguém fica indiferente. E quando este é saudável, traz com certeza resultados que reforçam a confiança e a coragem de quem se “atreveu” a atrever. A nossa melhor versão acontece, sem dúvida, numa energia de atrevimento, e de desafio. É desta forma que ficamos na história, nem que seja somente a nossa história individual.
Arriscar tem muito que ver com o ponto anterior. Quem arrisca, geralmente, “petisca”, e eu defendo sempre a ideia de que o risco deve ter origem nas razões da nossa alma. Quando assim é, conseguimos com certeza enfrentar os possíveis desafios que acompanhem esta atitude.
Avançar, quer queiramos quer não (já verificámos no início desta crónica), trata-se de uma lei inquestionável. Então, porque não sermos motores dessa verdade comum a todos, mas que alguns teimam em rejeitar? Avançar é natural, acompanhemos esta dança. Avançar é entrar em acção. E sabemos que só desta forma conseguimos obter resultados.
Ora, adequando este conteúdo ao nosso âmbito profissional, deixo de seguida algumas sugestões e / ou questões para que possa reflectir sobre este assunto:
- Se o seu coração dispara só de pensar em fazer alguma coisa, faça. Construa a sua história!
- Que competência principal precisa de desenvolver para conseguir chegar a uma melhor versão no âmbito profissional?
- Nenhum momento poderá parecer a altura ideal para avançar, arriscar e atrever. Se pensarmos muito, não vamos entrar em acção. Os momentos ideais criam-se!
- Não se arrependa do que não fez. A vida é demasiado importante, fugaz e valiosa para que isso aconteça!
Somos Líderes da nossa vida? Somos se quisermos. E o melhor é querer, caso contrário a nossa passagem não valerá de muito.
Obrigada pela confiança.
Próximos eventos e formações:
- RISE UP Lisboa, evento de Networking, dia 3 de Junho, Hotel Hilton Double Tree;
- Programa Intensivo de Liderança Feminina, 24 de Setembro;
- Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, de 29 de Outubro a 3 de Novembro, Lisboa;
- E-book “A tua melhor versão em 10 passos”, link disponível nas redes sociais de Mafalda Almeida.