Sem plano B significa “sem colocar a hipótese de falhar”. E note-se que falhar não significa “falhanço” mas sim colocar em cima da mesa a possibilidade de não atingirmos os nossos sonhos.
Tal como costumo dizer bastantes vezes: não existe falhanço, existe feedback. Existem sim formas de não fazer as coisas. Identificamos, retiramos aprendizagem, e seguimos em frente. Este espírito ajuda-nos muito mais no que diz respeito a esta ausência de plano B.
Sei que pode parecer extremista, sei que existem pessoas que não concordam comigo. Mas também sei que no que diz respeito aos nossos sonhos e ambições, quando colocamos na equação um plano B, estamos a permitir-nos “tentar”. E tentar assume a hipótese de podermos falhar connosco e com o que mais queremos. Faz sentido para si?
Por vezes, o facto de não termos rede é o melhor que nos pode acontecer. Sabemos que faremos de tudo para dar certo. Sabemos que vamos com certeza superar as nossas “limitações”, porque não existe outra hipótese.
Foi este o mindset que me ajudou a mudar o rumo da minha carreira profissional. Eu não tinha plano B. E muito provavelmente é por isso que ainda me encontro hoje, passados alguns anos, nesta área tão competitiva do Coaching e Desenvolvimento Pessoal.
Esta ideia de que não temos um Plano B ajuda-nos no foco, na concentração, na melhoria da nossa produtividade, e acima de tudo afina na nossa capacidade para priorizar. E esta ausência de Plano B de que tanto falo hoje é sinal que também já tomámos uma forte decisão na nossa vida. O que é que isso faz por nós? Contribui, em muito, para o nosso crescimento.
Seguem-se então alguns desafios / ideias para reflexão sobre este tema:
- Agora que estamos perto da reentrada profissional de Setembro, será que existe alguma decisão que você saiba que tem de tomar?
- De que forma vai lidar com todos os medos inerentes a essa decisão? Vai criar um plano B? Não vai nem dar um passo? Ou vai permitir-se viver o que realmente deseja para si?
- Que recursos existem em si que ajudarão nessa mudança?
- O que falta para que tome a decisão de realmente ser feliz?
E, já agora… existe um plano B no que diz respeito à felicidade?
Fica a reflexão…
Obrigada pela confiança!
Conte-me tudo, estou por aqui.
Próximos eventos e formações:
- Mais e Melhor, 9 de Setembro, Funchal
- Programa Intensivo de Liderança Feminina, 24 de Setembro.
- Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, de 29 de Outubro a 3 de Novembro, Lisboa.
- E-book “A tua melhor versão em 10 passos”, link disponível nas redes sociais de Mafalda Almeida