Temos mais razões para começar a beber um bom vinho tinto como digestivo depois do jantar: aparentemente a nossa visão pode beneficiar dos seus componentes.
Millind Pande, consultor de oftamologia na Vision Surgery and Research Centre, explicou ao jornal Daily Mail que o vinho tinto contém resveratrol, um polifenol presente na pele da uva que se acredita ser útil a prevenir a deterioração que ocorre, com a idade, nos nossos músculos oculares e que, mais tarde, podem causar graves problemas de visão.
Os componentes do resveratrol atrasam o crescimento exarcebado de vasos sanguíneos no olho, que podem causar degeneração macular, doença que pode levar à cegueira. Os cientistas acreditam, ainda, que possa prevenir também outro grave problema de visão, a retinopatia diabética.
Contudo, não é só o vinho tinto que pode ajudar a visão: vegetais como brócolos, espinafres e couves também podem ser benéficos para fortalecer os músculos dos olhos. Pande garante que “uma dieta rica em vitaminas A, C e E, luteína, zeaxantina e em ácidos gordos essenciais podem ajudar a proteger contra várias doenças oftalmológicas. Estes podem ser encontrados em frutas e vegetais de cores vivas como pimentos, laranja, tangerinas, laranjas e milho.”
É claro que, como em tudo na vida, moderação é a palavra de ordem.