Mantermo-nos hidratadas e, em simultâneo, sermos amigas do ambiente, é uma tarefa mais difícil do que parece. É que, as garrafas de água reutilizáveis, que tanta fama têm ganho nos últimos tempos, podem trazer problemas como diarreias, vómitos ou náuses, derivados do acumular de bactérias. Para evitar estas consequências, deve lavar bem a sua, todos os dias (passar apenas por água não basta!). Eis as melhores formas de o fazer:
Máquina de lavar loiça – nem todas as garrafas podem ser lavadas desta forma. Confirme na tampa ou embalagem da sua se é esse o caso ou não. Deve ser lavada a altas temperaturas e usada apenas quando já estiver seca.
Água e sabão – O método tradicional também funciona. Certifique-se que a água está bem quente e que chega a todas as zonas da garrafa. No final, elimine todos os resíduos de sabão e seque-a bem. De preferência, com papel de cozinha, por exemplo, para evitar introduzir quaisquer germes.
Vinagre – Não se preocupe, que o cheiro não permanece durante muito tempo. Misture este ingrediente (pelo menos, 1/4 da garrafa) com água quente, para a desinfetar. Deixe a solução atuar durante a noite e, de manhã, limpe bem a garrafa.
Água oxigenada 3% – Se o interior do recipiente estiver viscoso ou com um odor estranho, pode usar este produto para, tal como com o vinagre, o desinfetar. Primeiro, lave a garrafa com sabão e água quente e, depois de retirada esta mistura, coloque cerca de 1/4 de água oxigenada. Feche bem e abane-a com força. No final, limpe bem com água quente.