O Dr. Charles Passler é o nutricionista das modelos da Victoria’s Secret e o responsável, por exemplo, pela preparação da modelo Bella Hadid para os desfiles da marca. Tudo bem, desfilar lingerie sob os olhos do mundo todo exige estar muito segura do próprio corpo, mas, mesmo para quem só quer desinchar para as férias de verão, as dicas do profissional são fáceis de adotar e manter. E o segredo está relacionado com a Mãe Natureza. O Dr. Passler disse ao site ‘CR Fashion Book’ que “o objetivo de qualquer plano alimentar é criar um perfil específico que vai incorporar necessidades individuais e estilo de vida. O objetivo é que a cliente pareça e se sinta no seu melhor, e as m udanças alimentares e suplementos são a chave para este processo.”
Principais Erros
Para o profissional, o maior erro é não entender a importância das diferentes categorias de alimentos. Proteínas, gorduras e hidratos de carbono são essenciais numa dieta equilibrada. “As proteínas constroem os tecidos e formam as hormonas, as gorduras são usadas para dar energia e como suporte neurológico e os hidratos de carbono são a fonte primária de energia.” O Dr. Passler alerta ainda para o risco de comer pouco e fazer muito exercício. Se comer poucas calorias, o metabolismo tende a reduzir o ritmo para conservar energia. Se treinar demais, o corpo acaba por usar músculo como combustível. Este com certeza não é o objetivo.
Dieta Detox
Para quem não segue um estilo de vida saudável, as dietas detox muito agressivas não são aconselhadas. O nutricionista recomenda que “se a pessoa tiver hábitos exagerados de consumo de comida e álcool, por um longo período de tempo, é melhor começar a desintoxicação com um plano de alimentação saudável.”
Para o especialista, “detox” significa eliminar alimentos que não são saudáveis e inserir alimentos ricos em nutrientes. “Remover comidas processadas e focar-se em proteínas e vegetais é a melhor forma de começar, durante os primeiros dez dias. Adicionar comida sistematicamente ajuda a pessoa e perceber quais alimentos são ou não são bons para si. Inicialmente o prato deve ter três quartos preenchidos com vegetais sem amido, 90 a 170 gramas de proteína e um fio de azeite.”
É importante beber metade do peso corporal em líquidos. Mas a medida considera as unidades usadas nos Estados Unidos, que são as libras e onças. Para fazer a conta, divida seu peso em kg por 0,45. Divida o resultado pela metade e então multiplique por 0,033 para chegar ao resultado em litros. Uma pessoa de 60 kg, por exemplo, deve beber 2,2 litros de água por dia.
Para além dos hábitos saudáveis, o nutricionista indica três suplementos importantes para serem adicionados à rotina alimentar. Os probióticos ajudam na digestão e melhoram o sistema imunológico. Estão presentes no iogurte, kefir e outros produtos fermentados. Suplementos de magnésio e fibras garantem o movimento intestinal e ajudam a absorver toxinas. Alguns alimentos ricos em magnésio e fibras são sementes, nozes e castanhas.
Resultados
Segundo o profissional, a maioria das pessoas nota uma diferença dentro de 5 a 7 dias. Mas os resultados dependem da dieta e estilo de vida que a pessoa levava quando começou o detox. Entre os benefícios, o nutricionista destaca um aumento da energia, unhas e cabelos mais saudáveis e bem-estar em geral.
Numa dieta detox não há dias de ‘batota’, já que o objetivo é eliminar os efeitos negativos dos exageros. Mas o Dr. Passler destaca que “durante um programa de alimentação saudável, um dia livre ocasional, não mais que uma vez por semana, está liberado.”
O nutricionista diz sempre que é muito importante eliminar alimentos processados ou feitos de ingredientes que não são encontrados na natureza. Para concluir, a regra de ouro é: “a natureza é nossa heroína – se uma comida pode ser tirada da natureza, é uma excelente escolha para comer.”