Se sente que o seu ciclo menstrual tem andado atipicamente desregulado desde que foram implementadas as medidas de combate ao novo coronavírus, incluindo o confinamento em casa, saiba que a culpa pode ser do stress.
“O isolamento social e a solidão e as mudanças na rotina de exercício físico refletem os efeitos psicológicos da COVID-19, cujo denominador comum é o stress agudo traumático agudo”, diz a Dr. Kecia Gaither, ginecologista e obstetra no hospital Lincoln Medical Center, em Nova Iorque, ao site Bustle. A especialista acrescenta ainda que a produção excessiva de cortisol e da hormona libertadora de corticotrofina (CRH, na sigla inglesa) pode interferir na ovulação, o que, por sua vez, pode levar a ciclos menstruais mais longos ou mais curtos, à ausência da menstruação ou a períodos bastante dolorosos.
Trocado em miúdos, o que acontece é o seguinte: a sua hipófise diz aos seus ovários para libertarem estrogénio e progesterona (e algumas outras hormonas) em diferentes alturas do mês. Isso controla se a ovulação e a menstruação acontecem ou não. Se esse sistema for interrompido a qualquer momento, o seu ciclo menstrual pode ficar fora de controlo – de sublinhar que se estiver a tomar a pílula, nada disto se aplica, porque o nível de hormonas no seu corpo continuará igual. Por exemplo, se ficar acordada até às quatro da manhã todas as noites, isso pode ser uma mudança drástica o suficiente para desequilibrar o funcionamento dos ovários.
Sono de qualidade
“Quando o relógio mestre do ritmo circadiano é perturbado pelo horário ou falta de sono, ocorre uma redução na produção de melatonina e um aumento na inflamação no corpo”, explica a Dra. Felice Gersh, fundadora e diretora da clínica Integrative Medical Group of Irvine, ao mesmo site. “A melatonina contém recetores no ovário e uma redução na produção de melatonina pode bloquear a ovulação”.
Ainda há o fator solidão. Além de ser um peso emocional, pode afetar os níveis de cortisol, também conhecido como a hormona do stress. Um aumento de cortisol pode interromper o ciclo hormonal regular de que o corpo precisa para ter um período regular.
Dito isto, pode notar algumas mudanças no seu ciclo menstrual durante esta fase. Ou não. Lembre-se que cada corpo é diferente e tente fazer alguns ajustes no seu estilo de vida para proteger a sua saúde reprodutiva.