Se já deu início à própria época balnear, para aproveitar os dias de calor que se têm feito sentir, saiba que o vasto espaço de areal e mar não implicam que deixe de cumprir as medidas de segurança, tendo em conta a pandemia que enfrentamos. Em conversa com a Health, alguns especialistas explicaram os riscos e como se pode manter “a salvo”.
Joseph Khabbaza, médico especialista em medicina pulmonar, é da opinião que, se cumprir todas as medidas de segurança – isto é, sobretudo, estar a, pelo menos, dois metros de distância de outras pessoas, higienizar as mãos e, se necessário, utilizar uma máscara -, as idas à praia não são muito perigosas.
Aliás, “o ar livre e a brisa, tornam menos provável a transmissão de partículas respiratórias, e o vasto espaço da praia facilita o distanciamento social“, acrescenta a médica especialista em doenças infecciosas Tania Elliott.
Uma forma simples de encarar as idas à praia é pensar que devemos fazer tudo igual a quando frequentamos um restaurante. “É importante tornar o uso da máscara um hábito porque podemos rapidamente esquecer e dar por nós em contacto próximo com outros por longos períodos de tempo“, afirma Elliott.
Para nos descansar, Khabbaza afirma ainda: “o vírus não vive muito bem na água salgada“. Porém, também aqui, importa manter-se distante de outras pessoas. Além disso, deve limitar o contacto na praia àqueles que estão consigo e evitar tocar em qualquer objeto que não lhe pertença. No fundo, é preciso, acima de tudo, muito bom senso.