A máscara social é imprescindível na luta contra a COVID-19. Porém, ela causa alguns incómodos, começando pela “mask mouth”.
O termo faz referência a problemas orais consequentes do uso deste equipamento de proteção pessoal por longos períodos de tempo, como cáries nos dentes, problemas nas gengivas e mau hálito. Tudo isto enfatiza a “necessidade de uma maior regularidade nos hábitos de higiene oral”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy à revista brasileira “Glamour”.
Mas calma! Em primeiro lugar, o surgimento destas questões não é uma desculpa para deixar de usar máscaras. Basta seguir as orientações abaixo, por mais óbvias que pareçam.
Máscara X Respiração
Como a máscara dificulta a respiração, as pessoas têm uma maior tendência para respirar pela boca, em vez do nariz, fazendo com que a boca fique seca e mais propensa às cáries e problemas gengivais. “A saliva é necessária para manter a boca lubrificada e saudável, além de ter propriedades antifúngicas. O ar acumulado dentro da máscara pode piorar o hálito”, afirma o especialista.
Mas todos esses problemas orais são de fácil resolução, desde que tenha os devidos cuidados, nomeadamente usar uma escova interdental após cada refeição, escovar a língua e manter a máscara limpa.
Reforce a higiene oral
A higiene oral deve sempre ser uma prioridade, mas ainda mais enquanto estiver a usar uma máscara. “Lave os dentes todas as manhãs, à noite e após as refeições. O uso de uma escova de dentes elétrica hidrossónica pode ajudar a garantir uma higiene mais completa”, explica o Dr. Lewgoy.
Escova interdental, para que te quero
Escovar os dentes não é suficiente para a higienização efetiva da cavidade oral. Por isso, aposte também no uso de uma escova interdental. “Enquanto o fio dental auxilia na remoção de detritos alimentares e pontos de contato muito apertados, a escova interdental realiza a desorganização da placa bacteriana nas irregularidades e depressões interdentais que o fio dental não consegue higienizar”, revela o cirurgião-dentista, sublinhando que os alimentos presos entre os dentes são uma das principais causas de mau hálito, cáries e doenças gengivais.
Mantenha a sua máscara limpa
Se respirar constantemente com a máscara posta, é provável que ela junte bactérias de vários fatores, além de partículas de alimentos, respiração, suor e impurezas. “Se usada todos os dias sem a devida higienização, ela pode causar problemas dentais devido à entrada de bactérias nos lábios e na área da boca. Aconselho a utilizar máscaras descartáveis e trocar a máscara com frequência para garantir a higiene adequada e/ou lavar muito as máscaras reutilizáveis”, afirma o especialista.
Beba muita água
Beber água ao longo do dia ajudará a manter a área da boca limpa e removerá quaisquer partículas de alimentos que possam permanecer nos dentes e gengivas. “Deve beber um pouco de água após cada refeição para enxaguar qualquer partícula de alimento e, também, após cada café para que a cafeína não penetre na sua boca e língua, causando mau hálito e manchas”.