A vacinação contra a covid-19 tem sido um dos temas mais debatidos – seja pelo que representa de positivo no combate à pandemia, seja pelas polémicas que já lhe surgiram, aparentemente, associadas. Ora, neste sentido, algumas mulheres têm recorrido às redes sociais para reportar alterações menstruais após a toma da vacina. Entenda:
“Uma colega disse-me que já ouviu de outras pessoas que tiveram períodos com muito fluxo após serem vacinadas. Estou curiosa se outras mulheres que menstruam notaram mudanças também? Foi há uma semana e meia que levei a primeira dose da Moderna, apareceu-me o período um dia antes do suposto e estou com fluxo como se tivesse novamente 20 anos“, escreveu no Twitter Kate Clancy, professora da University of Illinois.
Em resposta a este testemunho, várias pessoas deixaram os seus:
“Levei a segunda dose da vacina da Moderna há uma semana, exatamente, e comecei a ter uma menstruação muito intensa, que veio cerca de 2 semanas e meia antes do suposto”
“Tomei a vacina da Moderna no último dia do meu período. Nove (!!!!) dias depois apareceu-me a menstruação de novo e tem sido um pesadelo”
“Foi há 3 semanas que levei a primeira dose da vacina da Moderna e comecei a menstruar quando ia a meio de uma lamela de pílula. Isto nunca me aconteceu em 12 anos a tomar a pílula”
Mas há explicação? Para já, parece ainda não existir. Porém, a Centers for Disease Control and Prevention tem um sistema no qual podem ser reportados efeitos secundários das vacinas – e várias mulheres já recorreram ao mesmo para denunciar períodos mais intensos que o normal, cólicas fortes e dolorosas e ciclos diferentes do comum após serem imunizadas.
Segundo a Health, o médico Amesh A. Adalja acredita que uma possível explicação para as cólicas fortes seja o facto de “as dores após a vacinação agravarem as dores menstruais comuns“. Ainda assim, isto não explica os fluxos mais intensos reportados por várias mulheres. A médica Gloria A. Bachmann, por sua vez, acredita que o stress pode estar na origem de algumas alterações.
“Os ciclos menstruais podem ser alterados ou influenciados por muitos factores, incluíndo o stress, falta de sono, exercício físico e algumas medicações. Assim sendo, não seria tão incomum algumas mulheres notarem, após a toma da vacina, mudanças na menstruação – seja aparecer antes, ter um maior fluxo ou notar mais cólicas do que o habitual“, disse à Health.
Importa referir que, se notar algum efeito secundário após a imunização deve sempre contactar um profissional de saúde.