A agência americana Centers for Disease Control and Prevention (CDC) alertou a população, através do Twitter, para o facto de ser perigoso lavar carne de frango crua antes de a cozinhar. E a explicação não poderia ser mais simples.
Ora, num primeiro tweet, escreveram: “Não lavem frango cru! Lavá-lo pode difundir germes da carne para outros alimentos ou utensílios de culinária“. Perante as várias respostas que receberam, os gestores da página decidiram aprofundar o assunto.
“Não queríamos alarmar-vos desta forma. Mas é verdade: matem os germes ao cozinhar bem o frango, e não ao lavá-lo. Não devem lavar quaisquer aves, carne ou ovos antes de os cozinhar. Todos eles podem difundir germes pela cozinha. Não descurem a segurança alimentar“, acrescentaram. “Se comerem frango mal cozinhado ou outras comidas ou bebidas contaminadas por frango cru ou os respetivos sucos, podem vir a sofrer de uma intoxicação alimentar“.
Além dos alertas, houve espaço para algumas dicas: não devemos colocar comida já cozinhada em qualquer superfície, recipiente ou mesmo prato em que tenha estado, anteriormente, carne crua. E, claro, depois de mexermos na carne de frango não cozinhada, devemos lavar bem as mãos (pelo menos, durante cerca de 20 segundos).