O Kombucha é chá fermentado ou, mais especificamente, uma bebida feita a partir da fermentação do chá adoçado. É famoso pelas propriedades probióticas que podem contribuir para a saúde intestinal, pelos antioxidantes e vitaminas. Porém, também traz vários perigos.
De acordo com a NutritionFacts.org, fundada pelo médico Michael Greger, uma revisão de evidências clínicas realizada em 2003 não encontrou quaisquer estudos clínicos sobre a bebida. Já em 2019, uma outra revisão verificou evidências de benefícios em sujeitos não humanos, como ratos, mas nenhum estudo clínico controlado com humanos.
Ora, além disto, encontram-se vários relatos de casos de disfunção do fígado, hepatotoxicidade, acidose láctica, xerostomia, tremores, falta de ar, distúrbio de movimento, tonturas, náuseas, vómitos, dores de cabeça, dores de pescoço e ainda uma morte associados ao consumo da bebida. Acredita-se que também possa estar ligada ao aparecimento de uma doença muscular autoimune grave.
Como não existem estudos controlados realizados em humanos a comprovar os benefícios da bebida, mas sim vários relatos de efeitos adversos, o consumo da mesma deve ser bastante controlado.