Será que o momento em que lavamos os dentes importa? De acordo com um estudo de 2014, 62% dos inquiridos lavavam os dentes assim que acordavam, e os restantes 38% depois do pequeno-almoço. Agora, em conversa com a Shape, alguns dentistas explicaram o que é melhor.
“Enquanto dormimos, as bactérias têm tendência a instalar-se. Não temos tanta saliva a mover-se para prevenir que elas ‘assentem’. E sabemos que as bactérias são a causa do apodrecimento dos dentes e doenças das gengivas”, afirma Amber Bonnaig, apelando à escovagem quando acordamos.
Além disto, usar uma pasta específica para a proteção dentária e do esmalte, como aquelas com fluoreto, pode ajudar a prevenir os danos de comidas ácidas que ingerirmos ao longo do dia. “Escovar os dentes pela manhã dá-nos alguma proteção contra as exposições dos nossos dentes ao que comemos e bebemos ao longo do dia“, acrestenta Lauren Becker.
Posto isto, ambas as especialistas recomendam que a higiene dos dentes seja feita antes do pequeno-almoço, de modo a remover quaisquer bactérias instaladas ao longo da noite, bem como para proteger os dentes de futuras “agressões” ao longo do dia, com as refeições.
Por fim, e para todos os que, mesmo lavando os dentes antes da refeição, não conseguem não os escovar também depois, Bonnaig recomenda a que aguarde 30 a 60 minutos após a refeição para o fazer. Isto porque as comidas ácidas podem deixar o esmalte sensível – e escovar os dentes logo a seguir pode intensificar esta sensibilidade, causando danos, como cáries ou mesmo queda.