
Uma nova pesquisa vem sugerir que acrescentar 10 minutos de atividade física moderada ao nosso dia pode prevenir mais de 110 mil mortes todos os anos nos Estados Unidos. Os dados foram publicados na revista académica JAMA.
Ora, um excelente exemplo deste tipo de atividade é a caminhada, algo que está ao alcance da maioria das pessoas e para a qual não é necessária a inscrição num ginásio. E, de acordo com o estudo, apenas 10 minutos podem previnir milhares de mortes.
E se aumentarmos o tempo? Se falarmos de mais 20 minutos de atividade física diária, o número previsto de mortes que são evitadas sobe para 209 459. Já no caso de 30 minutos, o número é de 272 297 mortes prevenidas. OS resultados foram conseguidos através da criaão de cenários hipotéticos, por parte dos autores do estudo.
Se for difícil, no nosso dia a dia, incluir muito tempo dedicado ao exercício físico, o pensamento deve ser “todos os minutos contam”. Isto é, cinco minutos é melhor que zero. Uma caminhada é uma boa forma de começar o dia, por exemplo, mas também a pode realizar pela tarde ou à noite.
De acordo com a Dra. Mercedes Carnethon, em conversa com a Health: “A melhor forma de sabermos se estamos a realizar atividade física moderada ou vigorosa é ficarmos relativamente sem fôlego, é termos alguma dificuldade em manter uma conversa“.
Há outros hábitos que podemos implementar como forma de começar a ser mais ativos, como deixar o carro estacionado mais longe de casa ou do local a que nos dirigirmos, ou usar as escadas em vez do elevador. A partir daqui, vamos adicionando outras atividades aos poucos.