Viver perto de espaços verdes pode ajudar com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
Esta é a principal conclusão de um estudo resultante de uma colaboração entre o Instituto de Saúde Global de Barcelona, em Espanha, e a Universidade de Bergen, na Noruega. Os resultados foram publicados na revista científica Environment International.
A TPM reúne vários sintomas físicos e emocionais que têm início entre duas a três semanas antes da menstruação, melhorando com a chegada do período. Os investigadores analisaram dados de saúde recolhidos entre 2013 e 2015 junto de 1069 mulheres, com idades entre os 18 a 49 anos, que moravam nas cidades de Bergen (Noruega), Gotemburgo, Umeå e Upsala (Suécia).
A nível de metodologia, os especialistas tiveram em conta o estilo de vida das participantes, a frequência com que faziam exercício físico, a saúde física e se estas apresentavam pelo menos oito sintomas comuns da TPM: irritabilidade; ansiedade; choro ou aumento da sensibilidade; depressão; dificuldade em dormir; dor abdominal; sensibilidade nos seios ou inchaço abdominal e dores de cabeça. Além disso, consideraram o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI, sigla em inglês), o Índice de Massa Corporal (IMC) e a exposição residencial à poluição atmosférica.
Durante a análise dos resultados, os autores do estudo perceberam que as mulheres que viviam em bairros com mais espaços verdes apresentavam menos sintomas de tensão pré-menstrual e menor probabilidade de sofrer quatro dos oito sintomas investigados: ansiedade, depressão, dificuldade em dormir, sensibilidade nos seios/inchaço abdominal.