Uma recente pesquisa, publicada na The BJM, uma das mais conceituadas publicações sobre medicina em todo o mundo, aponta dois suplementos como possível prevenção de doenças autoimunes em adultos. Falamos da vitamina D e dos óleos de peixe.
O risco de desenvolver doenças autoimunes – tais como a artrite reumatoide, psoríase, doenças da tiroide -, nas quais o sistema imunitário se “ataca” a si mesmo, aumenta com a idade. Na maioria das vezes, desenvolvem-se gradualmente, ao longo de meses ou anos.
No estudo, os investigadores procuraram pereber se a vitamina D e os ácidos gordos provenientes de peixes, conhecidos por regular o sistema iunitário e reduzir a inflamação, também poderiam ter um efeito protetor contra distúrbios autoimunines – e parece que sim.
“Não há outros tratamentos ou terapias preventivas disponíveis para as doenças autoimunes. Estes suplementos podem ser capazes de reduzir a morbidade associada a estes distúrbios“, revla a Dra. JoAnn Manson, co-autora do estudo, em conversa com a Health.
Os números
Os participantes do estudo que receberam vitamina D, com ou sem óleos de peixe, tiveram 22% menos chance de desenvolver doenças autoimunes. Já os que receberam óleos de peixe, com ou sem vitamina D, viram essa redução ficar na ordem dos 15%.
Apesar de os participantes terem sido acompanhados somente durante cinco anos, apenas dois foram suficientes para se notarem benefícios significativos. Ainda assim, são precisas mais investigações para determinar detalhes como a duração deste efeito protetor e se o mesmo se aplica a pessoas mais jovens.
Pode consultar o estudo aqui.
A toma de quaisquer medicamentos ou suplementos deve ser sempre indicada pelo seu médico.