O prazer sexual surge associado a múltiplos fatores – desde os emocionais aos físicos. Precisamos de nos sentir seguras, apaixonadas, mas também ter a saúde em dia para desfrutar ao máximo da intimidade. Se sente, por exemplo, que tem menos lubrificação do que gostaria, saiba também que a explicação não é linear.
Desde medicamentos a certas condições físicas, muito pode causar a redução da lubrificação. Porém, além destes, há dois fatores simples que parecem ter grande influência – e a explicação é simples!
- Amamentação
na ravidez e pós-parto, o corpo passa por inúmeras mudanças, incluindo hormonais. E são precisamente estas que fazem com que, durante a amamentação, haja um aumento da prolactina, para a produção de leite, que, por sua vez, pode afetar negativamente os níveis de estrogénio, deixando-nos menos lubrificadas. Nesta altura, pode ser uma boa ideia usar um lubrificante, mediante aconselhamento junto do seu médico.
- Dias antes da menstruação aparecer
Nesta, que é chamada fase lútea, é normal que haja algum tipo de mudança no que à lubrificação diz respeito. De acordo com a médica Jennifer Wider, citada pela Women’s Health, “os níveis de estrogénio e progesterona estão baixos quando começa a menstruação e, como resultado, pode ocorrer secura vaginal“.