O sono é essencial à nossa saúde e bem-estar geral, porém, não é uma tarefa assim tão fácil para muitas pessoas. Desde problemas em adormecer ou em manter o sono durante várias horas, são muitas as condições que podem afetar negativamente o nosso descanso.
Nesse sentido, a revista Shape falou com um acupunturista, Tom Ingegno, e um médico, Dr. Po-Chang Hsu, que revelaram alguns dos pontos de pressão no nosso corpo que acalmam corpo e mente, contribuindo para uma noite mais tranquila.
Conheça-os:
- An Mian – Ingegno explica que a forma mais simples de encontrar este ponto é fazento um ‘L’ com o dedo indicador e o polegar e “colocá-lo diretemente em frente à orelha, deixando o polegar sob a base do crânio. O ponto é aí, aproximadamente”.
- Yong Quan – este ponto fica na planta do pé, aproximadamente na linha do dedo do meio e ao lado da “bola” do pé. “A área mais macia é a melhor para se trabalhar“, afirma Singh. O especialista deixa, no entanto, um aviso: se estiver grávida, não deve apostar neste ponto de pressão, já que também pode ser usado para induzir o trabalho de parto.
- Shen Men – está no localizado na parte interna do pulso, em linha com o dedo mindinho. Para o encontrar, devemos inclinar a mão ligeiramente e sentir o “buraco” entre dois tendões.
- Yin Tang – este ponto localiza-se entre as duas sobrancelhas, na zona também conhecida como “terceiro olho”. Dependendo do seu nível de agitação, maior pressão neste ponto pode equivaler a maior relaxamento.
- San Yin Jiao – localiza-se na zona interna da perna, no ponto mais alto do tornozelo, próximo ao osso. Massajar esta zona pode melhorar a qualidade do sono, na medda em que reduz a fadiga.
- Bai Hui – está no topo da cabeça e a forma mais fácil de o encontrar é deslizando o dedo desde o ponto mais alto da orelha até ao cimo co crânio. Acredita-se que é capaz de acalmar o sistema nervoso.