A Glooma é uma startup de impacto social no setor da saúde que desenvolveu um dispositivo para rastreio doméstico do cancro da mama. Recentemente, venceu o prémio RISE for Impact, da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, programa de aceleração que todos os anos premeia as soluções mais inovadoras ligadas aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
A SenseGlove, como se chama o dispositivo, é uma luva com sensores piezoelétricos que deteta anomalias na textura do tecido mamário, complementando a auto palpação mamária. Esta tem como principal objetivo ajudar na deteção precoce do cancro da mama.
Frederico Stock e Francisco Nogueira, co-fundadores da Glooma, explicam que o prémio de 3 mil euros, bem como a incubação na Casa do Impacto, permitirão à startup “explorar caminhos e definir pontos concretos para o futuro, como procurar investimento”.
A Actif, startup que visa melhorar a qualidade de vida da população mais idosa, promovendo um estilo de vida mais saudável e ativo durante o envelhecimento, com um serviço de vídeos on demand com atividades físicas e cognitivas, ficou em segundo lugar. Em terceiro, terá ficado a Nevaro, com a aplicação móvel HOLI que permite a auto-gestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva. Todos os finalistas têm direito a incubação na Casa do Impacto durante um ano.