O embranquecimento do cabelo é um fenómeno natural que, embora não seja do agrado de todos, marca a passagem do tempo para os seres humanos. Mas porque é que isto acontece?
“Quando um folículo piloso produz cabelo, a cor é definida. Se um único fio de cabelo nasce castanho (ou ruivo, preto ou loiro), ele nunca vai mudar de cor (a menos que pinte o cabelo)”, explica o Dr. Robert H. Shmerling, reumatologista e membro do corpo docente da conceituada Escola de Medicina da Universidade de Harvard, no portal Harvard Health Publishing.
O especialista acrescenta que os folículos produzem menos cor à medida que envelhecem. Isto acontece devido à interrupção de produção de melanina, que é a responsável por dar cor à nossa pele, cabelo e pelos, por uma célula chamada melanócito.
“Portanto, quando o cabelo passa pelo seu ciclo natural de morrer e ser regenerado, é mais provável que cresça branco a partir dos 35 anos”, esclarece. “A genética pode desempenhar um papel em quando isto começa”, esclarece o Dr. Shmerling.