Sempre que nos sentimos cansadas, as questões que nos fazem costumam ser, sobretudo, duas: “tens dormido o suficiente?” ou “andas preocupada com alguma coisa?“. Pois bem, na verdade, as horas de o sono e o papel do stress na nossa vida podem ter um grande impacto na energia que temos no dia-a-dia. Mas não só.
Em seguida, revelamos-lhe 4 possíveis motivos para o cansaço que tem sentido – e nos quais, provavelmente, nunca pensou. Confira:
1 – Bebe demasiado café
Apesar de ser considerada por muitos uma bebida essencial para enfrentar mais um dia de trabalho, também pode ser o motivo para o seu cansaço. Isto porque, estando em casa, poderá ter tendência a beber mais café e, tendo em conta que a cafeína desidrata, o corpo começará a “trabalhar mais” para nos manter ativos ao longo do dia, produzindo uma sensação de exaustão. Além de que, claro, pode prejudicar as horas de sono, contribuindo para o maior cansaço.
2 – Usa roupas demasiado confortáveis
Vários especialistas descobriram que o corpo interpreta o uso de roupas demasiado confortáveis como um sinal para dormir. Tendo em conta que os pijamas são peças confortáveis, desenhadas para uma noite de sono tranquilo, não admira que o uso destes ou de fatos de treino promova uma sensação de relaxamento e, por conseguinte, maior sonolência ao longo do dia.
3 – Come demasiada fruta
Embora saudável, a fruta contém açúcares. Ora, se comer várias peças de fruta ao longo do dia, à tarde ou à noite o corpo pode sentir-se mais cansado, pela redução dos “picos” de energia proporcionados pelas mesmas. Experimente acompanhar a fruta que comer com alguns frutos secos, já que as gorduras e proteínas ajudam a processar os hidratos.
4 – Os seus amigos estão stressados
Se os eu stress a deixa cansada, saiba que o dos outros também pode ter tal efeito. Se, durante esta quarentena, tem tido contacto com pessoas que estão a passar por um mau momento ou que partilham todas as suas preocupações, é normal que os seus níveis de stress também aumentem. Identifique os fatores de ansiedade e estabeleça limites, em nome do seu bem-estar emocional e físico.